Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O dia 3 de dezembro é um dia destinado a refletir sobre as condições de vida das pessoas com deficiência. Neste ano (2016), o tema da mobilização foi os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como esses objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

O Brasil já avançou muito em termos de legislação a respeito de inclusão; o desafio agora é implementá-la com ações concretas, garantindo esses direitos conquistados. De uma forma direta, sete dos objetivos do desenvolvimento sustentável, a chamada Agenda 2030 da ONU, estão diretamente relacionados às pessoas com deficiência; e outros seis, de forma mais indireta.

Isso significa que, para alcançar ou conquistar esses objetivos, todos os segmentos populacionais, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, psicológicas, visuais, ou outras características, como raça, etnia, cor da pele, religião, gênero, orientação sexual, status socioeconômico ou faixa etária, devem usufruir do progresso conquistado através desses objetivos.

Os objetivos e as metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. Na página da ONU: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ estão descritos todos estes objetivos, com o tema Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Fontes:

http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/12/dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-e-comemorado-neste-sabado-3

http://www.folhamax.com.br/opiniao/dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia/107356

*Texto: Napne/Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 7 de dezembro de 2016, às 17:16 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: