Dia Mundial das Habilidades dos Jovens estA? no calendA?rio da Rede Federal

A partir de 2017, o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, o World Youth Skills Day (WYSD, na sigla em inglA?s), comemorado em 15 de julho, passarA? a fazer parte do calendA?rio da Rede Federal. Atividades locais serA?o realizadas para celebrar a data e as conquistas proporcionadas pela educaA�A?o profissional e tecnolA?gica. As comemoraA�A�es do WYSD contarA?o ainda com a competiA�A?o fotogrA?fica internacional Habilidades em AA�A?o (#skillsinaction), promovida pelo Centro Internacional para a EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Unevoc).

InstituA�do pela OrganizaA�A?o da NaA�A�es Unidas (ONU), o primeiro Dia Mundial das Habilidades dos Jovens foi comemorado em 2015, ano em que foi firmado o novo acordo climA?tico e estabelecida a Agenda 2030 para o Desenvolvimento SustentA?vel. Nesse sentido, o WYSD veio para incentivar o cumprimento de objetivos desses atos: promover um crescimento econA?mico inclusivo e sustentA?vel, bem como garantir uma educaA�A?o de qualidade inclusiva e equitativa.

Para esta ediA�A?o, a ONU mobiliza seus paA�ses-membros para reafirmar a educaA�A?o e a formaA�A?o tA�cnica e profissional como meios para a inserA�A?o dos jovens no mercado de trabalho. Dados da OrganizaA�A?o para a CooperaA�A?o e Desenvolvimento EconA?mico (OCDE) referentes a 2016 apontam que a�?apesar de a taxa de emprego dos jovens aumentar em relaA�A?o ao ano anterior, o nA?mero de jovens sem emprego permanece em 10% em muitos paA�sesa�?.

Membro do Unevoc desde dezembro de 2016, o Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) incentiva aA�A�es que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educaA�A?o profissional em todo o mundo. a�?O WYSD representa o fortalecimento integrado, quando diversas naA�A�es refletem profundamente sobre o mesmo tema. Sabemos que uma polA�tica pA?blica de educaA�A?o profissional de qualidade A� importante para a superaA�A?o da crise vivida pelo Brasil, e a atuaA�A?o conjunta com diversos paA�ses nos deixa fortalecidosa�?, afirma o coordenador da CA?mara de RelaA�A�es Internacionais do Conif, Jefferson ManhA?es.

#skillsinaction a�� Voltada a estudantes de todo o mundo com idade mA�nima de 18 anos, a competiA�A?o fotogrA?fica pretende destacar as oportunidades e o impacto positivo da educaA�A?o profissional e tecnolA?gica para as pessoas, suas famA�lias e a comunidade local. Fotos autorais deverA?o registrar o momento de aA�A?o das habilidades, mostrando como o treinamento profissional contribui para incentivar o emprego juvenil, o empreendedorismo, a equidade e a igualdade de gA?nero, alA�m de facilitar a transiA�A?o para economias e sociedades sustentA?veis.

AdequaA�A?o ao tema, originalidade, criatividade e meios inovadores para transmitir a mensagem sA?o os critA�rios do concurso. Os vencedores serA?o anunciados em 17 de julho. O primeiro colocado serA? premiado com um tablet, enquanto o segundo receberA? uma cA?mera fotogrA?fica. A foto mais curtida no Facebook tambA�m terA? premiaA�A?o.

O grad school personal statement, generic dapoxetine. formulA?rio de submissA?o das fotos deve ser enviado atA� 30 de junho de 2017 para o endereA�o eletrA?nico unevoc.skills@unesco.org.

FormulA?rio competiA�A?o fotogrA?fica em formato odt AQUI

Clique aqui para acessar as regras do #skillsinaction

*Texto:A�Assessoria de ComunicaA�A?o doA�Conif, porA�Lena Marinho.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Conif.