DissertaA�A?o investiga rotina em escola com regime internato no IFC

rio-do-sul2a�?O regime de internato compreendido pelas alunas egressas do Instituto Federal Catarinense a�� Campus Rio do Sul/SCa�? A� o tA�tulo da dissertaA�A?o a ser defendida naA�sexta-feira (12/08), pelo mestrando e professor do IFC Rudimar AntA?nio Camargo Drey, do Programa de PA?s-GraduaA�A?o em EducaA�A?o da FURB.A�A defesa comeA�a A�s 14 horas, na sala I-305. A Banca Examinadora A� composta por: Profa. Dra. Rita de CA?ssia Marchi/FURB (presidente); Prof. Dr. Norberto Dallabrida/UDESC; Dra. Maristela Pereira Fritzen/FURB; e Dr. Adolfo Ramos Lamar/FURB.
Resumo da dissertaA�A?o
A presente dissertaA�A?o foi desenvolvida no Grupo de Pesquisa NEICA (NA?cleo de Estudos Interdisciplinar da CrianA�a e do Adolescente), no A?mbito da linha de pesquisa EducaA�A?o, Cultura e DinA?micas Sociais, do Programa de PA?s-GraduaA�A?o em EducaA�A?o da FundaA�A?o Universidade de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil.
A investigaA�A?o visa compreender aspectos da rotina disciplinar e da convivA?ncia entre alunas internas (egressas) de uma instituiA�A?o de ensino pA?blico que oferece o Ensino MA�dio Profissionalizante em regime de internato.
Desse modo, a pesquisa tem como objetivo geral: investigar como o regime de internato feminino A� compreendido por alunas internas egressas de uma escola da Rede PA?blica Federal de Ensino de Santa Catarina/SC. Os objetivos especA�ficos visam: investigar quais fatores dificultaram e quais contribuA�ram para o acesso e, relativamente ao cotidiano escolar, para a permanA?ncia das alunas no regime de internato; e analisar os documentos oficiais concernentes ao regimento e regulamento da instituiA�A?o em questA?o.
As alunas egressas participantes da pesquisa sA?o dez ex-alunas internas que estudaram na instituiA�A?o no perA�odo compreendido entre 1997, ano em que a escola iniciou suas atividades, e 2010. A pesquisa A� de natureza qualitativa-exploratA?ria, sendo que os instrumentos utilizados para a geraA�A?o de dados sA?o: um caderno de memA?rias, escrito pelas participantes com o relato sobre o antes, o durante e o depois da experiA?ncia na escola/internato; um questionA?rio, que visa aprofundar ou contemplar informaA�A�es relatadas no caderno de memA?rias, e a anA?lise de documentos da instituiA�A?o.

writing a paper, purchase zithromax.

Como referenciais teA?ricos, busca-se, nas obras de Pierre Bourdieu, elementos para o estudo das questA�es de gA?nero e de juventude, e, nas de JosA� Machado Pais, as caracterA�sticas das a�?culturas juvenisa�?. Em Erving Goffman e Michel Foucault, buscam-se os referenciais para o estudo dos mecanismos disciplinares nas chamadas instituiA�A�es totais, uma vez que aquele possibilita a compreensA?o dos conceitos concernentes a tais instituiA�A�es, e este oportuniza a percepA�A?o de como o poder, por meio da disciplina, atua nesses microcosmos.
*Texto: DivulgaA�A?o/Furb.
**Foto: DivulgaA�A?o/IFC.