Do Ensino BA?sico ao Superior: formandos optam por continuar os estudos no IFC

formandos_2

Eles encerraram o ensino mA�dio no IFC -A�Campus Blumenau com o diploma de tA�cnico em informA?tica, mas almejam mais e entendem que a formaA�A?o tA�cnica pode ser complementada pelo Ensino Superior. Os alunos William Alberto Bertoldi, Maiara Bastos, Douglas Scardueli e Jeferson Hillebrecht sA?o exemplos de que a verticalizaA�A?o no Instituto Federal Catarinense (IFC) A� uma realidade. Os jovens fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem) pensando nos cursos superiores ofertados peloA�mesmo campus em que cursaram o Ensino BA?sico. William, Douglas e Jeferson pretendem cursar AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas, e Maiara, Licenciatura em Pedagogia.

a�?Decidi continuar os estudos no IFC porque a instituiA�A?o oferece educaA�A?o gratuita e de qualidade, de fA?cil acessibilidade. Tenho conhecimento sobre como A� o instituto, assim como conheA�o os cursos e professoresa�?, afirma William, que tambA�m A� estagiA?rio no campus. Maiara concorda com o colega e acrescenta: a�?tambA�m levei em conta o reconhecimento que o IFC terA? daqui alguns anos.a�?.

Promover a integraA�A?o e a verticalizaA�A?o da EducaA�A?o BA?sica A� EducaA�A?o Profissional e EducaA�A?o Superior, otimizando a infraestrutura fA�sica, os quadros de pessoal e os recursos de gestA?o, sA?o algumas das finalidades dos Institutos Federais (IFs). Nessa concepA�A?o, os docentes podem atuar em diferentes nA�veis com os alunos, do curso tA�cnico ao doutorado, compartilhando espaA�os pedagA?gicos e laboratA?rios.

Segundo o diretor-geral pro tempore, Paulo CA�sar Rodacki Gomes, um dos compromissos do IFC A� com a verticalizaA�A?o. a�?A� extremamente importante oportunizar aos estudantes o aprofundamento de seus estudos. Devemos, contudo, lembrar que a verticalizaA�A?o vai alA�m da oferta de cursos em diferentes nA�veis de ensino, ela deve permitir o diA?logo entre esses nA�veis. Quando temos, por exemplo, estudantes de ensino mA�dio e de graduaA�A?o trabalhando ao mesmo tempo, em um mesmo projeto, cada um contribuindo com seu conhecimento, com sua visA?o de mundo, temos, entA?o, a verticalizaA�A?o no ensinoa�?, frisou Gomes.

Este leque de possibilidades de escolarizaA�A?o sA? A� possA�vel quando se amplia a oferta de cursos. Atualmente, o Campus Blumenau oferece cursos de formaA�A?o bA?sica (nas A?reas de InformA?tica e, a partir de 2016, tambA�m de EletromecA?nica, ambos integrados ao ensino mA�dio); cursos tA�cnicos subsequentes (MecA?nica e EletromecA?nica, para os que jA? possuem o ensino mA�dio); e superiores (Tecnologia em AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Pedagogia).

O Campus Blumenau ainda nA?o possui cursos de pA?s-graduaA�A?o (lato e stricto sensu), mas outros campi do IFC jA? oferecem. Para conhecer estes cursos, clique AQUI turner classic movie, buy clomid online. .

*Texto e foto: CECOM/Blumenau.