Docente convidada fala sobre diversidade no Campus Araquari

No dia 31 de marA�o, por iniciativaA�da professora MarilA?ndes Melo e do professor Reginaldo PlA?cido, turmas do curso de licenciatura em CiA?ncias AgrA�colas do Campus Araquari receberam a visita da professora Alessandra Cristina Bernardino, que ministrou uma aula especial sobre educaA�A?o e relaA�A�es A�tnico-raciais. A docente convidada A� graduada em Pedagogia e possui pA?s-graduaA�A?o em Psicopedagogia. Atua na gerA?ncia de educaA�A?o (Gered) de Joinville e tambA�m participa de atividades sociais como o Movimento de ConsciA?ncia Negra Brasil NagA? e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

how to writing an essay, generic Zoloft.

Em sua conferA?ncia, a Alessandra enfatizou a importA?ncia da construA�A?o de um mundo no qual sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres. Foram temas de sua fala tambA�m as condiA�A�es da populaA�A?o brasileira, no que diz respeito A� etnia e em especial a condiA�A�es dos jovens, alA�m de A�campanhasA�existentes contra o racismo e a histA?ria da exclusA?o educacional no paA�s.

AlA�m desses assuntos, a professora colocou em discussA?o tambA�m a ideia de mito da democracia racial no brasil e a Lei nA? 10.639/03, que dispA�e sobre a obrigatoriedade da inclusA?o da temA?tica “histA?ria e cultura afro-brasileira” no currA�culo escolar, como uma medida que afirma o direito A� diversidade A�tnico-racial na educaA�A?o escolar.

Com esta contribuiA�A?o especial da docente, o IFC se coloca nos debates sociais importantes em prol da construA�A?o de uma educaA�A?o e de um paA�s mais justos, por meio da formaA�A?o de profissionais mais crA�ticos e aptos a trabalhar com a diversidade.

Texto: CECOM/Reitoria.

Imagens: Campus Araquari.