Docente convidada fala sobre diversidade no Campus Araquari

No dia 31 de março, por iniciativa da professora Marilândes Melo e do professor Reginaldo Plácido, turmas do curso de licenciatura em Ciências Agrícolas do Campus Araquari receberam a visita da professora Alessandra Cristina Bernardino, que ministrou uma aula especial sobre educação e relações étnico-raciais. A docente convidada é graduada em Pedagogia e possui pós-graduação em Psicopedagogia. Atua na gerência de educação (Gered) de Joinville e também participa de atividades sociais como o Movimento de Consciência Negra Brasil Nagô e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Em sua conferência, a Alessandra enfatizou a importância da construção de um mundo no qual sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres. Foram temas de sua fala também as condições da população brasileira, no que diz respeito à etnia e em especial a condições dos jovens, além de  campanhas existentes contra o racismo e a história da exclusão educacional no país.

Além desses assuntos, a professora colocou em discussão também a ideia de mito da democracia racial no brasil e a Lei nº 10.639/03, que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão da temática “história e cultura afro-brasileira” no currículo escolar, como uma medida que afirma o direito à diversidade étnico-racial na educação escolar.

Com esta contribuição especial da docente, o IFC se coloca nos debates sociais importantes em prol da construção de uma educação e de um país mais justos, por meio da formação de profissionais mais críticos e aptos a trabalhar com a diversidade.

Texto: CECOM/Reitoria.

Imagens: Campus Araquari.

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 4 de abril de 2016, às 18:31 por Nicole Trevisol.