Dois projetos do IFC foram premiados no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

Estudantes e servidores participaram da 37ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de julho, com o tema “Extensão e Inovação”. Anualmente, o evento promove o intercâmbio entre as universidades e os Institutos Federais da Região Sul do Brasil.

IFC foi o único Instituto Federal a ser premiado nesta edição. Entre os 16 projetos apresentados pela instituição, dois foram premiados na modalidade apresentação em vídeo, uma novidade no evento.

Na temática Educação, ganhou o projeto “Trote solidário”, desenvolvido no IFC São Bento do Sul, pelo estudante Felipe Veidz e pelos servidores Ranúzy Borges Neves, Maria Flávia Carvalho, Henrique Oliveira e Larissa Merlo. O trabalho também foi premiado na categoria geral da modalidade como o segundo melhor projeto em vídeo.

“Estar no Seurs foi maravilhoso, abriu a minha mente para a questão da projeção do que nosso projeto poderá alcançar ao longo dos anos. Notei que um projeto de extensão pode realmente quebrar todas as barreiras, ou ‘muros da instituição’, e ir muito além em prol da comunidade, tudo feito com o maior amor, carinho e empenho”, revela Veidz, estudante de Engenharia de Computação.

“Quando nos chamaram para receber a certificação de melhor projeto da categoria Educação, confesso que me emocionei bastante, não esperava tanto assim. E, quando nos premiaram como o 2º melhor projeto apresentado em vídeo do evento, foi a sensação mais incrível do mundo por ter todo aquele reconhecimento das noites viradas, das emoções vividas no dia a dia, com as ações realizadas, e por tudo o que nosso projeto vem nos proporcionando. A nossa dedicação é para a comunidade, para fazer bem a eles, e o retorno sentimental que recebemos em troca é inexplicável. Todos que recebem um pouco daquilo que doamos de nós mesmos não têm noção do bem danado que nos fazem”, ressalta o estudante.

“A reciclagem como alternativa de consumo e redução no desperdício de papel no IFC Campus Ibirama”, desenvolvido pela estudante Bruna Eduarda Hoepers sob orientação das professoras Thaís Melenga Tomé e Elisa Lotici Henning, conquistou o primeiro lugar na temática Meio Ambiente.

A estudante do 2º ano do curso Técnico em Vestuário Integrado ao Ensino Médio não viajou para Florianópolis, e recebeu a notícia da premiação em casa. “Uns amigos que estavam no evento me enviaram uma mensagem falando sobre o resultado. Eu saí saltitando pela casa. Não imaginava que seria premiada, foi uma surpresa”, revela Hoepers.

Além de envolver o Campus Ibirama, o projeto da estudante foi desenvolvido, com 45 crianças, na Escola Municipal Caminho da Estação. “A motivação em participar do projeto é mostrar como ele é legal e interessante. Todos percebem como está o mundo a nossa volta. Por isso, se plantarmos uma sementinha e tenta mudar algo desde a infância conseguiremos um resultado melhor, mesmo sendo de um campuspequeno, uma cidade pequena. No início do projeto, fizemos uma pesquisa e identificamos que é gasto muito papel aqui no campus. Em campi maiores, o consumo deve ser proporcionalmente maior. Mas, se começarmos do pequeno, podemos, sim, fazer um futuro cada vez melhor”, incentiva a estudante.

Diretor de Extensão no IFC, Éliton Pires comemora o desempenho da instituição no evento. “A Extensão é o elo que traz as demandas da sociedade até a instituição para serem estudadas e terem seus resultados devolvidos como uma mudança para a sociedade. Nosso caminho para fortalecer as parcerias e o reconhecimento é por meio de projetos e de programas. Por isso, é gratificante ver o envolvimento dos estudantes e servidores nas ações propostas pela Extensão, assim como o planejamento dos campi para fazer a diferença na região”, enfatiza Pires.

Seurs 2019

Realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de julho de 2019, com o tema “Extensão e Inovação”, o evento reuniu 288 trabalhos e possibilitou discussões e trocas de experiências extensionistas. Consolidado como o principal evento da Extensão universitária no Sul do país, o Seurs proporciona uma intensa troca de experiências e saberes, além de ser um espaço destinado às manifestações artístico-culturais desenvolvidas por essas instituições. Para saber mais sobre o Seurs, acesse aqui a página do evento.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: Cecom/Reitoria e Proex