DTI informa: diferenA�a entre VideoconferA?ncia e WebconferA?ncia

A Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI) vem esclarecer algumas dA?vidas em relaA�A?o A�s diferenA�as dos serviA�os existentes de telepresenA�a que sA?o disponibilizados aos servidores desta instituiA�A?o, em virtude da Nota de esclarecimentos emitida pelo CODIR com orientaA�A�es para que se dA? preferA?ncia para estes meios de comunicaA�A?o.

VideoconferA?ncia

Equipamento especA�fico para reuniA�es, sendo que existe um equipamento em cada cA?mpus (exceto Abelardo Luz, Brusque e SA?o Bento do Sul) e um responsA?vel local pelo gerenciamento. Sendo assim, o agendamento deve ser feito com o administrador do cA?mpus ou da Reitoria. ReuniA�es podem ocorrer em paralelo, desde que os participantes nA?o sejam do mesmo cA?mpus.

WebconferA?ncia

ServiA�o disponibilizado pela RNP, via software, e que pode ser acessado de qualquer PC, tablete ou celular. O acesso ao serviA�o A� feito atravA�s de um navegador web, e a comunicaA�A?o de A?udio e vA�deo se dA? atravA�s de webcam e headset (fone de ouvido e microfone), conectados ao micro do usuA?rio. O IFC disponibiliza, atualmente, 4 salas virtuais, gerenciadas por servidores da reitoria: http://dti.ifc.edu.br/manuais-2/conferencia-web/900-2/.

Para a utilizaA�A?o desse recurso, o sistema deve ter alguns requisitos mA�nimos. Veja quais em http://portal.rnp.br/web/servicos/requisitos-minimos.

Para conhecer melhor a ferramenta e diminuir as dA?vidas, acesse http://dti.ifc.edu.br/manuais-2/conferencia-web/tutoriais/ movie gallery, lioresal reviews. .

* InformaA�A�es: DTI.

Deixe um comentário