Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

DTI informa: diferença entre Videoconferência e Webconferência

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) vem esclarecer algumas dúvidas em relação às diferenças dos serviços existentes de telepresença que são disponibilizados aos servidores desta instituição, em virtude da Nota de esclarecimentos emitida pelo CODIR com orientações para que se dê preferência para estes meios de comunicação.

Videoconferência

Equipamento específico para reuniões, sendo que existe um equipamento em cada câmpus (exceto Abelardo Luz, Brusque e São Bento do Sul) e um responsável local pelo gerenciamento. Sendo assim, o agendamento deve ser feito com o administrador do câmpus ou da Reitoria. Reuniões podem ocorrer em paralelo, desde que os participantes não sejam do mesmo câmpus.

Webconferência

Serviço disponibilizado pela RNP, via software, e que pode ser acessado de qualquer PC, tablete ou celular. O acesso ao serviço é feito através de um navegador web, e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e headset (fone de ouvido e microfone), conectados ao micro do usuário. O IFC disponibiliza, atualmente, 4 salas virtuais, gerenciadas por servidores da reitoria: http://dti.ifc.edu.br/manuais-2/conferencia-web/900-2/.

Para a utilização desse recurso, o sistema deve ter alguns requisitos mínimos. Veja quais em http://portal.rnp.br/web/servicos/requisitos-minimos.

Para conhecer melhor a ferramenta e diminuir as dúvidas, acesse http://dti.ifc.edu.br/manuais-2/conferencia-web/tutoriais/.

* Informações: DTI.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 24 de março de 2015, às 19:49 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: