DTI realiza capacitação sobre SIGAA

Sigaa-treinamento-4

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), por meio da Coordenação de Sistemas, realizou, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, no Campus Blumenau, uma capacitação sobre o módulo graduação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Esta é a terceira capacitação sobre o SIGAA, sendo a primeira realizada de maneira presencial, envolvendo servidores dos campi do IFC que atuam na área de TI e Secretaria Acadêmica. Foram abordados aspectos conceituais do sistema, funções das Secretarias e Portais da Coordenação e do Docente.

A capacitação foi ministrada pelo servidor Renato Muniz, responsável pela implantação do sistema, sendo esta uma promoção entre a DTI e a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). “Neste momento, foram capacitados os servidores que atuarão diretamente com o SIGAA nos campi do IFC que ofertam cursos superiores, mais o Campus Fraiburgo, que esteve presente na capacitação. Os membros da TI estão aptos a dar suporte local aos outros usuários, como coordenadores de cursos e docentes”, reforça Muniz.

A partir de janeiro deste ano, o SIGAA foi colocado em prática pelas Secretarias Escolares na realização de matrícula de novos alunos. A previsão é de que, no decorrer deste ano, os demais estudantes de graduação do IFC também sejam cadastrados no sistema.

“O IFC passa a ter um sistema acadêmico unificado, que conta com diversas ações de acordo com o perfil de usuário: Secretarias, coordenadores de cursos, docentes e alunos”, diz Renato.

Além da padronização sistêmica, o SIGAA conta com funcionalidades novas à instituição. Uma delas é a Turma Virtual, um canal de comunicação interativo que promoverá uma extensão da sala de aula para o ambiente online. “A Turma Virtual permite ao docente cadastrar informações, enquetes, conteúdos, de forma a interagir com o aluno onde ele estiver. Outra ferramenta constitui no acesso e na verificação de notas e frequência diretamente no SIGAA”, explica Marco Santos, técnico de TI na Reitoria e um dos responsáveis pela implantação do SIG.

Outra vantagem do SIGAA é a unificação sistêmica que permite o cadastro de informações em um único ambiente. Segundo Muniz, o SIGAA dará mais agilidade à Secretaria porque o cadastro de informações será feito em um sistema que permite emitir relatórios aos diversos Censos, Sistec, entre outros.

Para os estudantes que ingressaram nos cursos superiores do IFC em janeiro deste ano, o SIGAA será utilizado para efetuar a rematrícula online. “O sistema vai permitir, ainda, que os alunos emitam documentos, como o Histórico Escolar, a Declaração de Matrícula e certificados, totalmente online e com autenticação digital”, elucida Marco.

O próximo passo para a implantação do SIGAA é realização a migração dos cursos técnicos do IFC para o sistema ainda neste ano.

MAIS

O SIGAA informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.

Semelhantemente ao SIPAC, também disponibiliza portais específicos para: Reitoria, professores, estudantes, tutores de ensino a distância, coordenações lato sensu, stricto sensu e de graduação e comissões de avaliação (institucional e docente).

Veja mais informações e vídeos tutoriais realizados pela DTI em http://dti.ifc.edu.br/sig/manuais/sigaa-sistema-integrado-de-gestao-de-atividades-academicas/

*Texto: CECOM/Reitoria.

**Fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 16 de fevereiro de 2016, às 19:16 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).