DTI realiza capacitaA�A?o sobre SIGAA

Sigaa-treinamento-4

A Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI), por meio da CoordenaA�A?o de Sistemas, realizou, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, no Campus Blumenau, uma capacitaA�A?o sobre o mA?dulo graduaA�A?o do Sistema Integrado de GestA?o de Atividades AcadA?micas (SIGAA). Esta A� a terceira capacitaA�A?o sobre o SIGAA, sendo a primeira realizada de maneira presencial, envolvendo servidores dos campi do IFC que atuam na A?rea de TI e Secretaria AcadA?mica. Foram abordados aspectos conceituais do sistema, funA�A�es das Secretarias e Portais da CoordenaA�A?o e do Docente.

A capacitaA�A?o foi ministrada pelo servidor Renato Muniz, responsA?vel pela implantaA�A?o do sistema, sendo esta uma promoA�A?o entre a DTI e a PrA?-Reitoria de Ensino (PROEN). a�?Neste momento, foram capacitados os servidores que atuarA?o diretamente com o SIGAA nos campi do IFC que ofertam cursos superiores, mais o Campus Fraiburgo, que esteve presente na capacitaA�A?o. Os membros da TI estA?o aptos a dar suporte local aos outros usuA?rios, como coordenadores de cursos e docentesa�?, reforA�a Muniz.

A partir de janeiro deste ano, o SIGAA foi colocado em prA?tica pelas Secretarias Escolares na realizaA�A?o de matrA�cula de novos alunos. A previsA?o A� de que, no decorrer deste ano, os demais estudantes de graduaA�A?o do IFC tambA�m sejam cadastrados no sistema.

a�?O IFC passa a ter um sistema acadA?mico unificado, que conta com diversas aA�A�es de acordo com o perfil de usuA?rio: Secretarias, coordenadores de cursos, docentes e alunosa�?, diz Renato.

AlA�m da padronizaA�A?o sistA?mica, o SIGAA conta com funcionalidades novas A� instituiA�A?o. Uma delas A� a Turma Virtual, um canal de comunicaA�A?o interativo que promoverA? uma extensA?o da sala de aula para o ambiente online. a�?A Turma Virtual permite ao docente cadastrar informaA�A�es, enquetes, conteA?dos, de forma a interagir com o aluno onde ele estiver. Outra ferramenta constitui noA�acesso e na verificaA�A?o de notas e frequA?ncia diretamente no SIGAAa�?, explica Marco Santos, tA�cnico de TI na Reitoria e um dos responsA?veis pela implantaA�A?o do SIG.

Outra vantagem do SIGAA A� a unificaA�A?o sistA?mica que permite o cadastro de informaA�A�es em um A?nico ambiente. Segundo Muniz, o SIGAA darA? mais agilidade A� Secretaria porque o cadastro de informaA�A�es serA? feito em um sistema que permite emitir relatA?rios aos diversos Censos, Sistec, entre outros.

Para os estudantes que ingressaram nos cursos superiores do IFC em janeiro deste ano, o SIGAA serA? utilizado para efetuar a rematrA�cula online. a�?O sistema vai permitir, ainda, que os alunos emitam documentos, como o HistA?rico Escolar, a DeclaraA�A?o de MatrA�cula e certificados, totalmente online e com autenticaA�A?o digitala�?, elucida Marco.

O prA?ximo passo para a implantaA�A?o do SIGAA A� realizaA�A?o a migraA�A?o dos cursos tA�cnicos do IFC para o sistema ainda neste ano.

MAIS

O SIGAA informatiza os procedimentos da A?rea acadA?mica atravA�s dos mA?dulos de: graduaA�A?o, pA?s-graduaA�A?o (stricto e lato sensu), ensino tA�cnico, ensino mA�dio e infantil, submissA?o e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissA?o e controle de aA�A�es de extensA?o, submissA?o e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovaA�A�es), registro e relatA?rios da produA�A?o acadA?mica dos docentes, atividades de ensino a distA?ncia e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.

Semelhantemente aoA�SIPAC, tambA�m disponibiliza portais especA�ficos para: Reitoria, professores, estudantes, tutores de ensino a distA?ncia, coordenaA�A�es lato sensu, stricto sensu e de graduaA�A?o e comissA�es de avaliaA�A?o (institucional e docente).

Veja mais informaA�A�es e vA�deos tutoriais realizados pela DTI em movie genre, generic clomid. http://dti.ifc.edu.br/sig/manuais/sigaa-sistema-integrado-de-gestao-de-atividades-academicas/

*Texto: CECOM/Reitoria.

**Fotos: DivulgaA�A?o.