Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

DTI trabalha no projeto Eu@IFC

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), após aprovação de sugestão levada ao Conselho de Dirigentes (Codir) em outubro deste ano, estuda a padronização e migração do serviço de e-mail no IFC. Em um primeiro momento, serão criadas contas de e-mail para todos os usuários do IFC no chamado projeto Eu@IFC.

Segundo o diretor de TI, Marcos Malfatti, o usuário não precisa ficar preocupado, pois não haverá a extinção nem a perda de dados nas contas atuais. “Até a Páscoa de 2017 pretendemos disponibilizar uma conta de usuário contendo a extensão @ifc.edu.br. Nessa primeira ação o objetivo é padronizar o serviço e criar entre os servidores a sensação de pertencimento a uma única instituição”, diz ele.

A migração vai funcionar da seguinte maneira: uma conta @ifc.edu.br é criada para cada servidor. Em paralelo, a sua conta antiga continua ativada por um tempo ainda a ser definido, mas suficiente para que o usuário transfira os conteúdos e informações que possui na conta antiga para a conta nova.

“O usuário não vai perder arquivos e terá um tempo para transferir os dados. Também, queremos deixar claro que ambas contas permanecerão ativadas simultaneamente para que essa troca de arquivos seja possível e para que, também, não prejudique o usuário”, esclarece Malfatti.

Outro ponto fundamental do projeto Eu@IFC, é a possibilidade de identificar os serviços de TI de forma institucional. “A longo prazo será necessário retirar o serviço de e-mail da Google e contratar um serviço para atender a demanda do IFC. Desta forma, a primeira etapa é uma preparatória para atuarmos na migração sem prejudicar o usuário”, finaliza o diretor de TI.

*Texto: Cecom/Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 21 de dezembro de 2016, às 20:25 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: