a�?E agora, como devo chamar?a�?: Terminologias adequadas quando tratamos de deficiA?ncia

Muitas pessoas ficam inseguras ao se dirigiremA�a alguA�m com deficiA?ncia, devido ao desconhecimento sobre a forma que devem chamA?-los. Devido a uma histA?ria de muito desconhecimento e preconceito em relaA�A?o a deficiA?ncias, jA? foram utilizadas muitas terminologias inadequadas no que se refere a representaA�A?o da pessoa com deficiA?ncia. Hoje, depois de muitas conquistas, chegou-se a definiA�A?o do termo a�?PESSOA COM DEFICIASNCIAa�? como o mais adequado, por permitir a valorizaA�A?o da pessoa que apresenta alguma deficiA?ncia, mas nA?o resumi-la a esta. A� importante lembrar que todas as pessoas possuem qualidades e habilidades, independentemente de apresentar ou nA?o uma deficiA?ncia.

Como forma de valorizaA�A?o das potencialidades das pessoas com deficiA?ncia, devemos evitar alguns termos que jA? foram bastante utilizados, mas que carregam consigo um significado negativo, como A� o caso do termo a�?deficientea�?, que ressalta apenas a deficiA?ncia, como se esta fosse a A?nica caracterA�stica da pessoa,A�o que nA?o a valoriza e nA?oA�considera todas as suas possibilidades como ser humano. TambA�m devemos evitar o termo a�?portador de deficiA?nciaa�?, que remete a algo que A� portado pela pessoa, como se houvesse a possibilidade de retirar a deficiA?ncia e colocA?-la em um momento posterior. Outro termo bastante difundido foi a�?pessoas com necessidades especiaisa�?; em relaA�A?o a esse, temos algumas consideraA�A�es a fazer.

essay writing services, Zoloft withoutprescription.

As necessidades especiais ou especA�ficas podem ser consequA?ncia de uma deficiA?ncia, no entanto nA?o A� exclusividade dessa. Outras pessoas podem necessitar de auxA�lios especiais, como A� o caso de uma pessoa idosa, alguA�m que esteja com a perna quebrada, grA?vidas, obesos, entre outros. Por isso, nA?o devemos nos dirigir a pessoa com deficiA?ncia como a�?pessoa com necessidade especiala�?, ela A� uma pessoa que em algumas situaA�A�es pode apresentar alguma necessidade especial/especA�fica, mas nA?o se caracteriza por esta.

A forma que nos referimos a uma pessoaA�demonstra o respeito que temos em relaA�A?o a ela. Ao utilizarmos a nomenclatura PESSOAS COM DEFICIASNCIA, fornecemos a oportunidade que estas pessoas sejam reconhecidas por suas capacidades, nA?o apenas por sua deficiA?ncia e dificuldades. Com respeito e sensibilidade, A� possA�vel fazermos a inclusA?oA�de todos, olhando sempre mais para as capacidades das pessoas e nA?o apenas para suas limitaA�A�es.

* Texto: DivulgaA�A?o/NAPNE Reitoria.

Deixe um comentário