EdiA�A?o 2016 da OlimpA�ada de Foguetes acontece no prA?ximo sA?bado, 30, em Videira

As 62 equipes compostas por alunos do CampusA�Videira jA? estA?o preparadas para lanA�arem seus foguetes no prA?ximo dia 30/04 (sA?bado), na fase local da OlimpA�ada de Foguetes.

Com um histA?rico de conquistas nacionais, o Campus Videira realiza anualmente a fase local, a qual classifica os competidores para a fase nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), denominada Jornada de Foguetes. No ano passado, a equipe a�?Suko de Uvaa�? recebeu o trofA�u de 1A? lugar.

bollywood movie reviews, cheap clomid.

a�?Durante os testes deste ano, vA?rias equipes jA? passaram dos 100 metros de distA?ncia em seus lanA�amentos; portanto, acredito que o evento serA? bem legal de se ver. SerA?o 2 lanA�amentos para cada equipe, em 10 bases, totalizando 124 voosa�?, comenta o professor de fA�sica, Jaquiel Salvi Fernandes, coordenador das equipes.

Neste ano, a competiA�A?o serA? realizada em uma A?rea de plantaA�A?o, no bairro Rio das Pedras em Videira, com inA�cio previsto para as 13h15min e tA�rmino para, aproximadamente,A�17 h.

A iniciativa faz parte da OlimpA�ada Brasileira de Astronomia e AstronA?utica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes, que sA?o organizadas anualmente pela Sociedade AstronA?mica Brasileira (SAB) em parceria com a AgA?ncia Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prA?tica a Lei FA�sica da AA�A?o e ReaA�A?o, de Isaac Newton. Para isso, A� utilizado um combustA�vel feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sA?dio (fermento em pA?). AlA�m de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lanA�amento. Ao final da OBA e da MOBFOG, todos os alunos recebem um certificado de participaA�A?o impresso com o seu nome, no qual tambA�m consta a informaA�A?o de conquista de medalhas. Os professores envolvidos no processo e os diretores escolares recebem os seus certificados.

Confira algumas imagens do evento do ano passado.

Texto e imagens: CECOM/Videira.