Edição 2016 da Olimpíada de Foguetes acontece no próximo sábado, 30, em Videira

As 62 equipes compostas por alunos do Campus Videira já estão preparadas para lançarem seus foguetes no próximo dia 30/04 (sábado), na fase local da Olimpíada de Foguetes.

Com um histórico de conquistas nacionais, o Campus Videira realiza anualmente a fase local, a qual classifica os competidores para a fase nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), denominada Jornada de Foguetes. No ano passado, a equipe “Suko de Uva” recebeu o troféu de 1º lugar.

“Durante os testes deste ano, várias equipes já passaram dos 100 metros de distância em seus lançamentos; portanto, acredito que o evento será bem legal de se ver. Serão 2 lançamentos para cada equipe, em 10 bases, totalizando 124 voos”, comenta o professor de física, Jaquiel Salvi Fernandes, coordenador das equipes.

Neste ano, a competição será realizada em uma área de plantação, no bairro Rio das Pedras em Videira, com início previsto para as 13h15min e término para, aproximadamente, 17 h.

A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes, que são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Para isso, é utilizado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lançamento. Ao final da OBA e da MOBFOG, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome, no qual também consta a informação de conquista de medalhas. Os professores envolvidos no processo e os diretores escolares recebem os seus certificados.

Confira algumas imagens do evento do ano passado.

Texto e imagens: CECOM/Videira.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 27 de abril de 2016, às 16:21 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).