EducaA�A?o inclusiva marca debate no CA?mpus CamboriA?

hamilton county booking report, lioresal without prescription. encontro1a�?Direito A� educaA�A?o inclusiva a�� por uma escola e um mundo para todosa�? foi o tema principal da 12A? Semana de AA�A?o Mundial, realizada no mA?s de setembro, no IFC CA?mpus CamboriA?. O debate, realizado simultaneamente em mais de 100 paA�ses como parte da Campanha Global pela EducaA�A?o, tem como objetivo promover o respeito A� diversidade com a finalidade de erradicar a discriminaA�A?o.

No mA?s da AA�A?o Mundial, o IFC CamboriA? e a AssociaA�A?o de Surdos de BalneA?rio CamboriA? e regiA?o (ASBAC) realizaram, no dia 20/09, uma tarde de contato com a lA�ngua de sinais e a comunidade surda. Entre palestras e brincadeiras, os participantes discutiram o tema a�?Acessibilidadea�? e puderam tambA�m conhecer um pouco mais sobre o cA?mpus CamboriA?.

Dentro do mA?s dedicado A� educaA�A?o inclusiva, o cA?mpus tambA�m recebeu a a�?Fanfarra Alegria de Vivera�?, composta por alunos da AssociaA�A?o de Pais e Amigos dos Excepcionais de CamboriA? (Apae). a�?A fanfarra nos brindou com uma magnA�fica apresentaA�A?o que emocionou a todos, fazendo com que a plateia os aplaudissem em pA�a�?, destacou a coordenadora do NA?cleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), Eliana Maria Fabiano de Almeida.

ConheA�a a histA?ria da Fanfarra Alegria de Viver:

encontro2No ano de 2009 deu-se inA�cio mais um grande sonho da APAE de CamboriA?: a sua fanfarra; que surgiu para complementar com seriedade e dedicaA�A?o a funA�A?o de despertar a capacidade intelectual e alavancar a auto-estima dos alunos atravA�s da mA?sica.

O projeto deu certo e hoje a fanfarra A� uma das marcas mais importantes dessa instituiA�A?o, pois a mesma consegue demonstrar sentimentos de alegria, superaA�A?o, emoA�A?o e amor pela mA?sica. NA?o foi fA?cil a trajetA?ria para chegar atA� aqui, foram tempos de planejamento, discussA�es e adaptaA�A�es para que os alunos desenvolvessem da melhor forma possA�vel aquilo que a mA?sica traz de melhor para os ouvidos.

A fanfarra Alegria de Viver participa sempre como destaque de vA?rios compromissos e eventos por toda regiA?o e de Santa Catarina apresentando-se em algumas cidades como: ItajaA�, BalneA?rio CamboriA?, Luiz Alves, Navegantes entre outras tantas.

Em novembro de 2012 participou do Festival Regional Nossa Arte, sagrando-se campeA? na categoria musical e este ano participou na etapa estadual quando conquistou o vice-campeonato.

* Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.

** HistA?ria da Fanfarra: Apae/CamboriA?.