EducaA�A?o para todos: IFC firma parceria de atuaA�A?o em Campo ErA?

IMG_8449Campo ErA? estA? localizado no Oeste de Santa Catarina. Faz divisa, ao Norte, com duas cidades paranaenses; ao Sul, com Saltinho e Santa Terezinha do Progresso; ao Leste, com SA?o LourenA�o do Oeste e SA?o Bernardino; e, ao Oeste, com Palma Sola e Anchieta. EstA? localizado cerca de 900 metros acima do nA�vel do mar e faz parte da microrregiA?o do Oeste Catarinense.

A populaA�A?o local (9.370, conforme Censo demogrA?fico de 2010) e os demais 18 municA�pios que compA�em as microrregiA�es da AMNoroeste (AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Noroeste) Amerios (AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Entre Rios) e AMEOSC (AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Extremo Oeste de Santa Catarina) contarA?o, a partir do segundo semestre deste ano, com a atuaA�A?o educacional e tecnolA?gica do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Na manhA? do dia 29 de junho, a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, recebeu uma comitiva de Campo ErA? para deliberar e assinar o acordo de CooperaA�A?o TA�cnico-CientA�fico entre a instituiA�A?o e o municA�pio. O acordo visa realizar projetos de extensA?o, pesquisa e desenvolvimento, intercA?mbio de informaA�A�es, atividades de ensino e inovaA�A?o tecnolA?gica.

As primeiras atividades educacionais serA?o iniciadas a partir do segundo semestre deste ano, com a oferta do curso de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) na A?rea de Fruticultor: A?nfase em Olivicultura. Ao todo, serA?o 30 vagas destinadas aos agricultores familiares envolvidos na produA�A?o de oliveiras.

A inovaA�A?o deste curso estA? na forma como a carga horA?ria serA? conduzida. a�?O curso A� constituA�do de 208 horas, entretanto estA? estruturado em quatro mA?dulos, permitindo ao aluno realizar apenas o mA?dulo que lhe interessar, recebendo o certificado desta carga horA?riaa�?, coloca Fernando Garbuio, prA?-reitor de ExtensA?o.

JA? para fevereiro de 2017, estA? prevista a oferta do curso de pA?s-graduaA�A?o lato sensu em Olivicultura, voltado para graduados em CiA?ncias AgrA?rias. SerA?o ofertadas 35 vagas, e o curso terA? duraA�A?o de 18 meses, totalizando uma carga horA?ria de 420 horas. a�?O objetivo das aA�A�es educacionais A� consolidar e fortalecer os arranjos produtivos, sociais e culturais da regiA?o. A� papel do IFC atuar nestas frentes, principalmente em atividades que contribuam para a implantaA�A?o do Centro Vocacional TecnolA?gico (CVT) Regional das Oliveirasa�?, esclarece Cladecir Schenkel, prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o.

O CVT A� um projeto que envolve os MinistA�rios da CiA?ncia e Tecnologia e da EducaA�A?o – por meio do IFC, da Epagri, da Embrapa, do Sebrae, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal -, com o objetivo de alcanA�ar toda a cadeia produtiva da Oliveira, a partir do experimento bem-sucedido desenvolvido pelo Cedup de Campo ErA?, iniciado hA? 10 anos.

Segundo o prefeito Rudimar Borcioni, o CVT pretende envolver desde o plantio da oliveira atA� a produA�A?o do azeite. a�?Para isso, a parceria com o IFC, queA�iniciou, em 2015, devido A� vocaA�A?o educacional voltada A� A?rea agrA�cola, A� fundamentala�?, diz ele.

Implantado no Cedup de Campo ErA?, o CVT gerarA? conhecimento, qualificaA�A?o e retorno econA?mico, levando em conta as qualidades locais, como a aptidA?o agroclimA?tica para o cultivo das oliveiras.

Para a reitora do IFC, alA�m de apresentar o curso no formato de um currA�culo modular, a instituiA�A?o inova ao utilizar uma estrutura preexistente para ofertar os cursos FIC e de pA?s-graduaA�A?o. a�?AA�A�es como essa fortalecem a Rede Federal de educaA�A?o profissional cientA�fica e tecnolA?gica, fazendo com que o IFC esteja presente onde isso nA?o era possA�vel. Ainda, a uniA?o dos poderes pA?blicos federal, estadual e municipal otimiza recursos ao permitir que cada um contribua de maneira conjunta: o IFC ingressa com a qualificaA�A?o; o Cedup, com o local e possA�vel docA?ncia; e o municA�pio, com parcerias e recursosa�?, reforA�a SA?nia.

Outro ponto fundamental destacado pela reitora SA?nia Fernandes A� o alcance educacional dos cursos ofertados neste primeiro momento pelo IFC. a�?Estamos atendendo dois pA?blicos: com o FIC, aqueles que nA?o tiveram acesso A� escola regular; e, com a pA?s-graduaA�A?o, aqueles que buscam aprofundar os conhecimentosa�?, finaliza ela.

Acompanharam, ainda, a reuniA?o e assinatura do acordo, as seguintes autoridades: Vereador de Campo ErA?, Ademar Alberton; presidente da AssociaA�A?o Empresarial de Campo ErA?, Cedir Begnini; e Nelson Tressoldi, representante da AssistA?ncia Social de Campo ErA?.

MunicA�pios atendidos pelo CVT

1. Campo ErA?

2. Saltinho

3. Santa Terezinha do Progresso

4. SA?o Bernardino

5. SA?o LourenA�o do Oeste

6. Novo Horizonte

7. Anchieta

8. Palma Sola

9. RomelA?ndia

10. Serra Alta

11. Bom Jesus do Oeste

12. Maravilha

13. SA?o Miguel da Boa Vista

14. Tigrinhos

15. Guaraciaba

16. SA?o JosA� do Cedro

17. SA?o Miguel do Oeste

18. Descanso

19. critical thinking defined, clomid without prescription.

20. Barra Bonita

Confira mais informaA�A�es sobre Campo ErA? em http://www.campoere.sc.gov.br/

*Texto e fotos: CECOM/Reitoria.