Educação para todos: IFC firma parceria de atuação em Campo Erê

IMG_8449Campo Erê está localizado no Oeste de Santa Catarina. Faz divisa, ao Norte, com duas cidades paranaenses; ao Sul, com Saltinho e Santa Terezinha do Progresso; ao Leste, com São Lourenço do Oeste e São Bernardino; e, ao Oeste, com Palma Sola e Anchieta. Está localizado cerca de 900 metros acima do nível do mar e faz parte da microrregião do Oeste Catarinense.

A população local (9.370, conforme Censo demográfico de 2010) e os demais 18 municípios que compõem as microrregiões da AMNoroeste (Associação dos Municípios do Noroeste) Amerios (Associação dos Municípios do Entre Rios) e AMEOSC (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) contarão, a partir do segundo semestre deste ano, com a atuação educacional e tecnológica do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Na manhã do dia 29 de junho, a reitora do IFC, Sônia Fernandes, recebeu uma comitiva de Campo Erê para deliberar e assinar o acordo de Cooperação Técnico-Científico entre a instituição e o município. O acordo visa realizar projetos de extensão, pesquisa e desenvolvimento, intercâmbio de informações, atividades de ensino e inovação tecnológica.

As primeiras atividades educacionais serão iniciadas a partir do segundo semestre deste ano, com a oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de Fruticultor: ênfase em Olivicultura. Ao todo, serão 30 vagas destinadas aos agricultores familiares envolvidos na produção de oliveiras.

A inovação deste curso está na forma como a carga horária será conduzida. “O curso é constituído de 208 horas, entretanto está estruturado em quatro módulos, permitindo ao aluno realizar apenas o módulo que lhe interessar, recebendo o certificado desta carga horária”, coloca Fernando Garbuio, pró-reitor de Extensão.

Já para fevereiro de 2017, está prevista a oferta do curso de pós-graduação lato sensu em Olivicultura, voltado para graduados em Ciências Agrárias. Serão ofertadas 35 vagas, e o curso terá duração de 18 meses, totalizando uma carga horária de 420 horas. “O objetivo das ações educacionais é consolidar e fortalecer os arranjos produtivos, sociais e culturais da região. É papel do IFC atuar nestas frentes, principalmente em atividades que contribuam para a implantação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Regional das Oliveiras”, esclarece Cladecir Schenkel, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

O CVT é um projeto que envolve os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação – por meio do IFC, da Epagri, da Embrapa, do Sebrae, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal -, com o objetivo de alcançar toda a cadeia produtiva da Oliveira, a partir do experimento bem-sucedido desenvolvido pelo Cedup de Campo Erê, iniciado há 10 anos.

Segundo o prefeito Rudimar Borcioni, o CVT pretende envolver desde o plantio da oliveira até a produção do azeite. “Para isso, a parceria com o IFC, que iniciou, em 2015, devido à vocação educacional voltada à área agrícola, é fundamental”, diz ele.

Implantado no Cedup de Campo Erê, o CVT gerará conhecimento, qualificação e retorno econômico, levando em conta as qualidades locais, como a aptidão agroclimática para o cultivo das oliveiras.

Para a reitora do IFC, além de apresentar o curso no formato de um currículo modular, a instituição inova ao utilizar uma estrutura preexistente para ofertar os cursos FIC e de pós-graduação. “Ações como essa fortalecem a Rede Federal de educação profissional científica e tecnológica, fazendo com que o IFC esteja presente onde isso não era possível. Ainda, a união dos poderes públicos federal, estadual e municipal otimiza recursos ao permitir que cada um contribua de maneira conjunta: o IFC ingressa com a qualificação; o Cedup, com o local e possível docência; e o município, com parcerias e recursos”, reforça Sônia.

Outro ponto fundamental destacado pela reitora Sônia Fernandes é o alcance educacional dos cursos ofertados neste primeiro momento pelo IFC. “Estamos atendendo dois públicos: com o FIC, aqueles que não tiveram acesso à escola regular; e, com a pós-graduação, aqueles que buscam aprofundar os conhecimentos”, finaliza ela.

Acompanharam, ainda, a reunião e assinatura do acordo, as seguintes autoridades: Vereador de Campo Erê, Ademar Alberton; presidente da Associação Empresarial de Campo Erê, Cedir Begnini; e Nelson Tressoldi, representante da Assistência Social de Campo Erê.

Municípios atendidos pelo CVT

18. Descanso

19. Barra Bonita

Confira mais informações sobre Campo Erê em http://www.campoere.sc.gov.br/

*Texto e fotos: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 29 de junho de 2016, às 15:53 por Nicole Trevisol.