Em aA�A?o inA�dita, IFC Videira realiza evento em comemoraA�A?o ao Dia Nacional do Surdo

Pela primeira vez, a cidade de Videira recebeu evento especA�fico para comemorar o dia nacional do surdo, celebrado em 26 de setembro. A aA�A?o foi promovida pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira, e reuniu estudantes, servidores e diversos integrantes da comunidade externa.

O dia nacional do surdo simboliza a luta da populaA�A?o com deficiA?ncia auditiva por direitos e melhores condiA�A�es de vida. O objetivo A� dar visibilidade A�s questA�es ligadas ao pA?blico surdo, especialmente ao fortalecimento e A� disseminaA�A?o da LA�ngua Brasileira de Sinais (Libras).

learning to write, buy Zoloft.

Para o intA�rprete e tradutor de Libras do IFC Videira, Ramon Cunha, eventos como este realA�am a importA?ncia de a comunidade Surda ser atuante em Videira e regiA?o, mostrando que existe um idioma, uma LA�ngua prA?pria que expressa sua cultura e identidade. a�?Penso que esteve evento foi algo simples, mas de grande impacto. A aA�A?o abre portas para futuros seminA?rios ou fA?runs para discussA?o da educaA�A?o de Surdos em Videira e RegiA?o. A� uma aA�A?o que realA�a a importA?ncia da comunidade surda e a insere como protagonista na cidadea�?, destaca.

Durante o evento, estudantes surdos que frequentam o curso de Libras do IFC fizeram apresentaA�A�es musicais e um teatro em Libras. As acadA?micas da licenciatura em Pedagogia tambA�m participaram com apresentaA�A�es musicais, todas em Libras.

O pA?blico presente tambA�m pA?de prestigiar uma palestra sobre o Dia Nacional do Surdo, proferida pelo intA�rprete Ramon Cunha e pela professora de Libras do IFC, Luiza Kaim.

Estiveram presentes o diretor do Departamento de Ensino do IFC Videira, professor Raul Eduardo Fernandes Sales, o SecretA?rio de EducaA�A?o de Videira, Geancarlos Farinon de Flores Matias e Aline Burato, representante da GerA?ncia Regional de EducaA�A?o.

LanA�amento a�� Na ocasiA?o, tambA�m ocorreu o lanA�amento da AssociaA�A?o dos Surdos de Videira (ASVI), entidade sem fins lucrativos que vai representar os surdos e atuar na luta por polA�ticas voltadas A�s pessoas com deficiA?ncia auditiva.

Dia Nacional do Surdo
Oficializada por meio da Lei nA? 11.796, de 29 de outubro de 2008, a data lembra a criaA�A?o da primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na A�poca, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo E. Huet, da FranA�a para vir ao Brasil lecionar aulas para crianA�as surdas (Fonte: MinistA�rio dos Direitos Humanos).

Texto e fotos: Jornalista Juliana B. Motta Peretti/ CECOM Videira