Encontro de Mulheres reA?ne agricultoras ecologistas em Santa Rosa do Sul

Quem chegava ao Campus Santa Rosa do Instituto Federal Catarinense na manhA? de terA�a-feira, 2, jA? via no estacionamento uma movimentaA�A?o diferente. Quatro A?nibus, uma van e mais carros que o usual anunciavam que o Encontro de Mulheres do Litoral Norte do RS e Sul de SC teria uma audiA?ncia bem superior A� prevista pelo Centro EcolA?gico, Movimento de Mulheres Camponesas e IFC.

No auditA?rio da instituiA�A?o, as convidadas, que saA�ram muito cedo de suas casas em comunidades de MaquinA�, Itati, Terra de Areia, TrA?s Forquilhas, TrA?s Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Dom Pedro de AlcA?ntara, Mampituba, CapA?o da Canoa, SA?o JoA?o do Sul, Santa Rosa do Sul e Jacinto Machado, tiveram as boas vindas da professora de HistA?ria Talita Salvaro e uma fala da reitora SA?nia Regina de Souza Fernandes destacando o papel da educaA�A?o pA?blica na transformaA�A?o da sociedade e o papel das agricultoras, que mostram modos de produzir muito alA�m do agronegA?cio. A educadora tambA�m ressaltou a relevA?ncia histA?rica do Encontro para o municA�pio e para o IFC.

Momento de formaA�A?o foi sobre o papel e a saA?de da mulher

A seguir, houve dois momentos de formaA�A?o, com as palestras Mulheres e a construA�A?o da Agroecologia, com Ana Luiza Meirelles do Centro EcolA?gico, e Nosso Ser Integral e a volta para A� saA?de plena, com Lourdes Maria Prado Duarte, a Rafinha, do MMC. Ana chamou a atenA�A?o para a invisibilidade do trabalho da mulher e a necessidade de a agroecologia ter uma agenda polA�tica articulada com as mulheres rurais, que na maioria das vezes, sA?o as responsA?veis pela conversA?o aos sistemas agroecolA?gicos. a�?As mulheres sA?o mais ligadas A� saA?de da famA�lia e do outro. Essa A�tica, esse valor que as mulheres tA?m A� importante, os jovens tambA�m. Apesar disso, as mulheres muitas vezes nA?o tA?m sua histA?ria reconhecidaa�?, disse a agrA?noma.

Rafinha falou sobre as origens das doenA�as e os elixires feitos A� base de plantas medicinais preparados pelas mulheres das farmacinhas caseiras. a�?A mente e as emoA�A�es criam todas as outras doenA�as. O corpo adoece para mostrar que nA?o estou bem, nA?o estou fazendo o que vim fazer nesse planetaa�?.

Agricultoras contaram suas vivA?ncias

Depois das palestras algumas agricultoras falaram sobre suas experiA?ncias tanto na agroecologia quanto no uso dos elixires. Celi Aguiar contou que tomou elixir da circulaA�A?o, dos nervos, tintura de mulungu e ficou curada de um problema grave de saA?de. Luzia Fernandes falou que fazer agroecologia A� dormir tranquilo. Maria Elena Gomes disse que aderiu A� agroecologia depois de trabalhar no Censo 2000 e ver a diferenA�a entre a vida dos agricultores convencionais e ecologistas. Elci da Paz Scheffer lembrou que comeA�ar a produzir sem veneno, hA? 28 anos, foi uma das coisas mais radicais que fez na vida. Maria InA?s Flores e Marli Justo falaram sobre quando comeA�aram a produzir juntas e outras agricultoras tambA�m relataram suas vivA?ncias.

Novos cultivos e paisagismo como geradores de renda

Depois do almoA�o o trabalho foi de capacitaA�A?o. Os professores do IFC Airton Bortoluzzi e Luis Antonio Biulchi apresentaram nas palestras A riqueza de possibilidades de cultivos para as famA�lias e Paisagismo: opA�A�es e importA?ncia na propriedade, sugestA�es para ampliar as alternativas de geraA�A?o de renda das mulheres.

Airton relatou as experiA?ncias do IFC com raA�zes, rizomas, tubA�rculos, grA?os, frutas e plantas alimentA�cias nA?o convencionais (Pancs) e com propriedades funcionais. Luis Antonio mostrou diversos estilos de jardim a�� do clA?ssico ao tropical, ideias decorativas para valorizar plantas das propriedades, deu exemplos de pessoas que de um ou meio hectare conseguem o sustento da famA�lia por meio de plantas e sugeriu que as mulheres olhassem em casa a estrutura, a arquitetura de plantas que podem ser usadas para compor um espaA�o capaz de melhorar o bem-estar.

No encerramento, Ana Luiza Meirelles reforA�ou o convite para a Feira da Biodiversidade dias 12 e 13 de junho em TrA?s Cachoeiras, as participantes visitaram unidades de estudos a campo do IFC e se despediram com um cafA�.

AlA�m dos organizadores, o evento teve o apoio do NA?cleo de Estudos AgroecolA?gicos da Ufrgs, Rede Ecovida de Agroecologia, Proext e CNPq.

Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Centro EcolA?gico / jornalista MA�riam Sperb
Fotos: IFC Campus Santa Rosa do Sul