Enem: ediA�A?o de 2016 registra nA?mero superior a 9,2 milhA�es de candidatos inscritos

Entre a futura presidente do Inep, Maria InA?s Fini, e a secretA?ria executiva Maria Helena GuimarA?es de Castro, o ministro MendonA�a Filho apresenta o balanA�o das inscriA�A�es para o Enem deste ano (Foto: Isabelle AraA?jo/MEC)
Entre a futura presidente do Inep, Maria InA?s Fini, e a secretA?ria executiva Maria Helena GuimarA?es de Castro, o ministro MendonA�a Filho apresenta o balanA�o das inscriA�A�es para o Enem deste ano (Foto: Isabelle AraA?jo/MEC)

O Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem) de 2016 registrou 9.276.328 inscritos. Esse quantitativo A� o segundo maior da sA�rie histA?rica do exame a�� fica atrA?s apenas da ediA�A?o de 2014, quando foram registrados 9.490.952. Na ediA�A?o anterior, o nA?mero chegou a 8.478.096. O prazo para inscriA�A�es terminou na sexta-feira, 20. “Toda a estrutura foi bem desenvolvida, e temos tudo pronto a partir de um processo de inscriA�A?o bem feita”, destacou a futura presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria InA?s Fini.

O ministro da EducaA�A?o, MendonA�a Filho, ressaltou a consolidaA�A?o do exame, destacando-o como um caso de sucesso. “Este serA? um Enem transparente e com seguranA�a. Exemplo de qualificaA�A?o para a educaA�A?o”, afirmou, antes de lembrar o compromisso da nova gestA?o com os principais programas da A?rea. “Aquilo que A� bom, do bem, vai continuar. EducaA�A?o nA?o pode ter partido”, disse.A�O Enem deste ano segue na integralidade o Edital do Inep nA? 10, de 14 de abril A?ltimo, sem sofrer alteraA�A�es.

A secretA?ria-executiva do MEC, Maria Helena GuimarA?es, aproveitou a presenA�a dos servidores do Inep para fazer um resgate histA?rico e destacar a importA?ncia do A?rgA?o. “O Inep A� um exemplo de sucesso na gestA?o pA?blica. Em 1994, quando fui presidente da Undime Nacional, um dos principais desafios era ajudar na recriaA�A?o, jA? que tinha sido extinto em 1990”.

A inscriA�A?o para os candidatos nA?o isentos da taxa (R$ 68) serA? efetivada somente apA?s o pagamento, que pode ser feito atA� quarta-feira, 25, em qualquer agA?ncia bancA?ria, casa lotA�rica ou agA?ncia dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da UniA?o (GRU), que pode ser gerada na pA?gina do exame na internet. OperaA�A�es bancA?rias processadas pela internet apA?s as 21h59min sA?o consideradas fora do prazo. Portanto, caso isso ocorra, a inscriA�A?o nA?o serA? homologada.

A partir de 1A? de junho prA?ximo, serA? liberado o aplicativo Enem 2016 para dispositivos mA?veis. Os participantes terA?o acesso A�s informaA�A�es necessA?rias ao longo de todas as etapas do exame, alA�m da possibilidade de acompanhar o andamento da inscriA�A?o.

peer reviewed journals, acquire clomid.

Esta ediA�A?o do Enem traz, pela primeira vez, o reconhecimento individual por meio de impressA?o digital na ficha de identificaA�A?o do participante. Esse novo procedimento adota a tecnologia de selo grA?fico autoadesivo e soma-se aos demais, tais como lacre eletrA?nico nos malotes de prova e uso de detector de metais nos locais de aplicaA�A?o do exame.

Mais informaA�A�es em:A�http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=36421.

Texto:A�Assessoria de ComunicaA�A?o Social (MEC), com informaA�A�es do Inep.

Deixe um comentário