Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Equipe atua na construção da Política Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho do IFC

Equipe formada por diversos setores do Instituto Federal Catarinense (IFC) esteve reunião no dia 25 de abril, no Campus Rio do Sul, para atuar na construção da Política Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho do IFC. A previsão de conclusão dos trabalhos é para setembro de 2017. O documento é constituído de diretrizes que visam nortear a implementação das ações de vigilância e promoção à saúde dos servidores, são elas: Universalidade e equidade; Integralidade das ações; Acesso à informação; Participação dos servidores; Transversalidade; Intra e intersetorialidade; Co-gestão; Embasamento epidemiológico; Formação e capacitação; Transdisciplinaridade; Pesquisa-intervenção.

Segundo Igor Moraes Chaves, técnico em Segurança do Trabalho no Campus Camboriú, a política tem como objetivo trazer qualidade de vida no ambiente de trabalho e fora dele, envolvendo servidores e trabalhadores terceirizados. “Essa ação é uma forma de consolidar a saúde e a segurança do trabalho como um valor dentro da cultura organizacional do IFC, efetivando o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS -Decreto 6.833/2009/ MPOG) e demais normas de saúde e segurança do trabalho”, explica ele.

Dentre as ações que serão aperfeiçoadas com a Política estão: Prevenção contra acidentes de trabalho e doenças ocupacionais: As doenças do sistema esquelético, sobretudo, os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, como: bursite, fibromialgia, tendinite, sinovite, tenossinovite, entre outras; Mitigação das demandas na Justiça do Trabalho com empresas terceirizadas X IFC por meio do aprimoramento da elaboração, gestão e fiscalização dos contratos no que tange a saúde e segurança do trabalho com especificações no edital conforme o objeto licitado; Fomenta a qualidade na prestação dos serviços públicos educacionais para a comunidade IFC; Evita o absenteísmo entre os servidores.

Compõem o grupo de trabalho profissionais nas áreas de segurança do trabalho, enfermagem, odontologia, engenharia de segurança do trabalho, além da participação do suporte de servidoras na área de psicologia e nutrição.

reuniao-saude-seguranca

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Imagem: Divulgação/GT.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 17 de maio de 2017, às 19:07 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: