Equipe atua na construA�A?o da PolA�tica Institucional de SaA?de e SeguranA�a do Trabalho do IFC

Equipe formada por diversos setores do Instituto Federal Catarinense (IFC) esteve reuniA?o no dia 25 de abril, no Campus Rio do Sul, para atuar naA�construA�A?o daA�PolA�tica Institucional de SaA?de eA�SeguranA�a do Trabalho do IFC. A previsA?o de conclusA?o dos trabalhos A� para setembro de 2017. O documento A� constituA�do de diretrizes que visamA�nortear a implementaA�A?o das aA�A�es de vigilA?ncia e promoA�A?o A� saA?de dos servidores, sA?o elas:A�Universalidade e equidade; Integralidade das aA�A�es; Acesso A� informaA�A?o; ParticipaA�A?o dos servidores; Transversalidade; Intra e intersetorialidade; Co-gestA?o; Embasamento epidemiolA?gico; FormaA�A?o e capacitaA�A?o; Transdisciplinaridade; Pesquisa-intervenA�A?o.

SegundoA�Igor Moraes Chaves, tA�cnico em SeguranA�a do Trabalho noA�Campus CamboriA?, a polA�tica tem como objetivo trazer qualidade de vida no ambiente de trabalho e fora dele, envolvendo servidoresA�e trabalhadores terceirizados. “Essa aA�A?o A� uma forma de consolidar a saA?de e a seguranA�a do trabalho como um valor dentro da cultura organizacional do IFC, efetivando o Subsistema Integrado de AtenA�A?o A� SaA?de do Servidor PA?blico Federal (SIASS -Decreto 6.833/2009/ MPOG) e demais normas de saA?de e seguranA�a do trabalho”, explica ele.

Dentre as aA�A�es que serA?o aperfeiA�oadas com a PolA�tica estA?o: PrevenA�A?o contra acidentes de trabalho e doenA�as ocupacionais: As doenA�as do sistema esquelA�tico, sobretudo, os distA?rbios osteomusculares relacionados ao trabalho, como: bursite, fibromialgia, tendinite, sinovite, tenossinovite, entre outras; MitigaA�A?o das demandas na JustiA�a do Trabalho com empresas terceirizadas X IFC por meio do aprimoramento da elaboraA�A?o, gestA?o e fiscalizaA�A?o dos contratos no que tange a saA?de e seguranA�a do trabalho com especificaA�A�es no edital conforme o objeto licitado; Fomenta a qualidade na prestaA�A?o dos serviA�os pA?blicos educacionais para a comunidade IFC; Evita o absenteA�smo entre os servidores.

CompA�em o grupo de trabalho profissionais nas A?reas deA�seguranA�a do trabalho, enfermagem, odontologia, engenharia de seguranA�a do trabalho, alA�m da participaA�A?o do suporte de servidoras na A?rea de psicologia e nutriA�A?o.

disserted, purchase clomid.

reuniao-saude-seguranca

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Imagem: DivulgaA�A?o/GT.

Deixe um comentário