Equipe de Luzerna participa de seminário na UFSM

estudante-luzerna2Através da participação dos alunos Felipe Jung e Marina Padilha, do curso de Engenharia de Controle e Automação, e do professor Tiago Dequigiovani, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Luzerna esteve presente no 9º Seminário de Eletrônica de Potência e Controle (SEPOC), realizado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entre os dias 23 e 26 de agosto.

De acordo com o professor Tiago, que também é coordenador de Pesquisa do IFC Luzerna, a equipe apresentou o artigo “Implementação de Circuito ZVS em Conversor Buck”, publicado na modalidade Artigo Completo e apresentado em sessão oral. O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2014, tendo Marina como aluna bolsista, Felipe como aluno colaborador e Tiago como professor orientador.

Para Tiago, a publicação de trabalhos em eventos científicos é um dos objetivos buscados com os projetos de Pesquisa desenvolvidos no IFC Luzerna. “Essas ações permitem difundir o conhecimento que construímos internamente, além de promover a troca de informações com outros pesquisadores de áreas afins e interagir com o que é feito em outras instituições”, comenta.

Segundo o professor, a participação no seminário teve um retorno bastante positivo “[…] tanto do ponto de vista de ganho de experiência por parte dos alunos, por vivenciar a apresentação de trabalho para um público com mestres e doutores de áreas correlatas ao que foi desenvolvido, quanto da absorção de conhecimento com a comunidade acadêmica da instituição”, fala Tiago.

Felipe e Marina, que estão na 9ª fase de Engenharia de Controle e Automação do IFC, dizem que participar do evento foi uma grande experiência, pois ambos tiveram a oportunidade de conhecer trabalhos de mestrandos e doutorandos nas áreas de eletrônica e controle, além de participar de palestras com pesquisadores de países como Espanha e Dinamarca. “O evento ampliou nossa visão sobre as diversas linhas de pesquisa desenvolvidas em grandes universidades”, dizem os alunos.

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 15 de setembro de 2015, às 19:57 por Nicole Trevisol.