Equipe do curso de Defesa Civil do IFC Campus CamboriA? atua no apoio em A?reas atingidas pelas enchentes

Devido aos transtornos com A?ltimas enchentes no litoral de Santa Catarina, ocorridas neste mA?s, alguns professores e estudantes do curso tA�cnico em Defesa Civil do IFC Campus CamboriA? foram acionados para apoiar as famA�lias nos municA�pios atingidos.

Professora Cleonice Maria Beppler explica que o apoio foi solicitado porque uma equipe (composta por ela, outros dois professores e seis alunos do curso) integra o colegiado de proteA�A?o e defesa civil da AssociaA�A?o dos MunicA�pios da RegiA?o da Foz do Rio ItajaA� (AMFRI) e o Centro de Estudos e Pesquisas de Riscos de Desastres da Foz do Rio ItajaA� (CEPEDfri), da Coordenaria Regional de ProteA�A?o e Defesa Civil (COREDEC).

a�?Com as chuvas intensas ocorridas em 10 de janeiro, os municA�pios de Porto Belo, Itapema, BalneA?rio CamboriA?, CamboriA? e Penha decretaram situaA�A?o de emergA?ncia. Por isso, a COREDEC acionou docentes do IFC CamboriA?, atravA�s do CEPEDfri, para organizar e compilar os dados das famA�lias em situaA�A?o de vulnerabilidade social dos municA�pios em situaA�A?o de emergA?ncia da regiA?o da AMFRIa�?, conta a professora.

Segundo Beppler, por meio da atuaA�A?o no colegiado, a equipe foi convidada a participar da fundaA�A?o do Centro UniversitA?rio de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da regiA?o da AMFRI e do CEPEDfri, que contempla aA�A�es de prevenA�A?o aos eventos adversos, com atuaA�A?o nas A?reas de ensino, pesquisa e extensA?o relacionadas A� reduA�A?o de riscos de desastres, com a finalidade de cooperar para o desenvolvimento tA�cnico, cientA�fico e cultural da sinistrologia e de sua difusA?o junto A� sociedade.

a�?AtravA�s desta parceria, somos chamados a organizar simulados e atuar com forA�a-tarefa para ajudar os municA�pios nos eventos naturais, como inundaA�A�es, alagamentos, enchentes e ressacas. Este trabalho A� realizado com a organizaA�A?o do Sistema de Comando de OperaA�A�es, para que os alunos tenham vivA?ncia na A?rea operacional, tA?tica e estratA�gica, formando uma base mais sA?lida ao aliar o conhecimento teA?rico com o prA?tico por meio destas aA�A�esa�?, destaca Beppler.

Apoio A� equipe do IFC Campus CamboriA? A� feito pelo CEPEDfri, do qual a professora A� membro.A�(Fonte: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es / Jornalista)

essay checker, dapoxetine reviews.

Deslizamento em Porto Belo (Foto AMFRI)

Itapema (CrA�dito a�� Diego Durigon/AMFRI)