Equipe do IFC faz visita técnica à Pequena Central Hidrelétrica de João Borges

DSCN0760Alunos dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Eletroeletrônica, Eletrônica e Eletrotécnica, acompanhados pelos professores Carlos Pereira Oliboni e Pablo Andrés Reyes Meyer, realizaram visita técnica à Pequena Central Hidrelétrica de João Borges, localizada entre os municípios de São José do Cerrito e Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense.

Na ocasião, o grupo foi recebido pelos representantes da equipe de manutenção da PCH, Maico Bressan e Sandro Possamai, pelos Gerentes de Manutenção e Operação do Sistema, Diogenes Antonio Albiero e Angelo Francisco Maso. Foram visitadas todas as áreas da PCH, sendo as de maior relevância: casa de máquinas (máquinas de geração); área de controle e proteção; subestação elevadora, a qual eleva a tensão de 13,8kV para 34,5 kV; e barragem para captação da água.

Com um lago de aproximadamente 341 hectares, a capacidade de produção de energia é de 19 megawatts, ou seja, a usina transforma a força da água em energia limpa que abastece cerca de 44 mil residências, o equivalente a 176 mil habitantes. É a segunda maior usina desse porte no Estado, cuja energia gerada vai para a subestação de Itararé e, posteriormente, é escoada pela linha Herval D’Oeste – Vidal Ramos Júnior, que pertence a Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC).

Segundo o professor Carlos Oliboni, “a visita foi muito proveitosa para todos os alunos, pois conheceram na prática o funcionamento e as características de uma usina hidrelétrica em operação. Além disso, acompanharam todos os procedimentos para que um gerador possa entrar em operação, desde sua partida até o momento em que sincroniza com o sistema de potência. Alguns dos elementos que compõem essa instalação são vistos em sala de aula e comprovados nos experimentos práticos nos laboratórios; contudo, somente em visitas desse tipo é possível conhecer equipamentos em escalas reais e também toda tecnologia empregada.”.

Está prevista, para o dia 12/05/2016, uma visita à Subestação Regional de Campos Novos – SC, uma das mais importantes subestações de energia do Sul do Brasil.

O Campus Videira agradece, em nome dos alunos e professores, à ELETROSUL na pessoa dos senhores Diogenes Albiero e Angelo Maso, pela oportunidade na realização da visita técnica e pela atenção dispensada nesta e nas visitas técnicas anteriores.

Texto e imagens: CECOM/Videira.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de abril de 2016, às 18:56 por Nicole Trevisol.