Equipe do IFC faz visita tA�cnica A� Pequena Central HidrelA�trica de JoA?o Borges

DSCN0760Alunos dos Cursos de EducaA�A?o Profissional TA�cnica de NA�vel MA�dio em EletroeletrA?nica, EletrA?nica e EletrotA�cnica, acompanhados pelos professores Carlos Pereira Oliboni e Pablo AndrA�s Reyes Meyer, realizaram visita tA�cnica A� Pequena Central HidrelA�trica de JoA?o Borges, localizada entre os municA�pios de SA?o JosA� do Cerrito e Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense.

Na ocasiA?o, o grupo foi recebido pelos representantes da equipe de manutenA�A?o da PCH, Maico Bressan e Sandro Possamai, pelos Gerentes de ManutenA�A?o e OperaA�A?o do Sistema, Diogenes Antonio Albiero e Angelo Francisco Maso. Foram visitadas todas as A?reas da PCH, sendo as de maior relevA?ncia: casa de mA?quinas (mA?quinas de geraA�A?o); A?rea de controle e proteA�A?o; subestaA�A?o elevadora, a qual eleva a tensA?o de 13,8kV para 34,5 kV; e barragem para captaA�A?o da A?gua.

Com um lago de aproximadamente 341 hectares, a capacidade de produA�A?o de energia A� de 19 megawatts, ou seja, a usina transforma a forA�a da A?gua em energia limpa que abastece cerca de 44 mil residA?ncias, o equivalente a 176 mil habitantes. A� a segunda maior usina desse porte no Estado, cuja energia gerada vai para a subestaA�A?o de ItararA� e, posteriormente, A� escoada pela linha Herval Da��Oeste a�� Vidal Ramos JA?nior, que pertence a Centrais ElA�tricas de Santa Catarina (CELESC).

Segundo o professor Carlos Oliboni, a�?a visita foi muito proveitosa para todos os alunos, pois conheceram na prA?tica o funcionamento e as caracterA�sticas de uma usina hidrelA�trica em operaA�A?o. AlA�m disso, acompanharam todos os procedimentos para que um gerador possa entrar em operaA�A?o, desde sua partida atA� o momento em que sincroniza com o sistema de potA?ncia. Alguns dos elementos que compA�em essa instalaA�A?o sA?o vistos em sala de aula e comprovados nos experimentos prA?ticos nos laboratA?rios; contudo, somente em visitas desse tipo A� possA�vel conhecer equipamentos em escalas reais e tambA�m toda tecnologia empregada.a�?.

EstA? prevista, para o dia 12/05/2016, uma visita A� SubestaA�A?o Regional de Campos Novos a�� SC, uma das mais importantes subestaA�A�es de energia do Sul do Brasil.

O Campus united airline seat assignment, buy zithromax online. Videira agradece, em nome dos alunos e professores, A� ELETROSUL na pessoa dos senhores Diogenes Albiero e Angelo Maso, pela oportunidade na realizaA�A?o da visita tA�cnica e pela atenA�A?o dispensada nesta e nas visitas tA�cnicas anteriores.

Texto e imagens: CECOM/Videira.