Escolha de representantes locais para eleição do Consepe ocorre na próxima quinta (13)

Está aberto o processo de eleição de candidatos dos campi e da Reitoria às vagas de representantes docentes, técnico-administrativos e discentes (e seus suplentes) para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC (Consepe). O procedimento é válido para o próximo mandato do órgão, que vai de julho de 2019 a julho de 2021.

Primeiramente, serão escolhidos um representante e um suplente locais para cada segmento (estudantes, professores e técnicos) nos campi e na Reitoria.  Posteriormente, os eleitos escolherão entre si a ocupação das três vagas disponíveis para cada segmento (e mais três para suas respectivas suplências) no Consepe.

Os interessados em participar devem se candidatar durante as Assembleias Locais que serão realizadas em cada unidade para este fim, na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, pelas Comissões Eleitorais locais. Os pré-requisitos a serem cumpridos pelos candidatos estão disponíveis no Edital de Convocação e Normas sobre as Eleições – que traz ainda outras informações importantes, como o cronograma do processo, as regras a serem seguidas para escolha dos representantes locais e demais detalhes do processo eleitoral.

Importância da representatividade – O Consepe é um órgão normativo e consultivo, cuja função é prestar apoio e a assessoramento ao processo decisório a Reitoria no que diz respeito às políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC.  O Conselho tem atribuições que interferem diretamente em assuntos que têm relação importante e direta com a vida acadêmica – como, por exemplo, ajudar a definir diretrizes e estratégias referentes a essas atividades, avaliar e emitir pareceres sobre Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto, auxiliar na construção e aprovar o calendário acadêmico e emitir parecer sobre processos de criação, extinção e reformulação de cursos, entre outras.

Nesse contexto, a representação e participação de todos os segmentos que formam a comunidade acadêmica do IFC – estudantes, servidores técnico-administrativos e professores – é crucial para que a análise das matérias apreciadas pelo conselho atendam aos anseios, demandas e necessidades de todos.

Saiba mais sobre o Consepe consultando a página do Conselho e o seu Regimento Interno. E não deixe de participar da assembleia de escolha de representantes locais da sua unidade – seja como candidato(a), seja como eleitor. Sua contribuição é fundamental para que as políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC sejam definidas com base no debate e na representatividade.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller