#Especial MICTI/IFCultura: Reitoria destaca papel da ciA?ncia, tecnologia, inovaA�A?o e cultura

micti-avaliacao18Nem o clima desanimou a plateia lotada para o primeiro dia da IX Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar (Micti) e do II IFCultura, sediados neste ano pelo IFC – Campus Videira. Apesar dos pingos de chuva persistentes, a energia dos participantes tomou conta logo no inA�cio da tarde do dia 16/11, quando a Orquestra SinfA?nica Municipal entoou o hino nacional.

Durante a cerimA?nia de abertura, o prA?-reitor de ExtensA?o do IFC, Fernando JosA� Garbuio, destacou o trabalho realizado pela equipe organizadora para promover um evento de grande importA?ncia institucional, com a participaA�A?o de todos os campi e de instituiA�A�es de outros locais do paA�s. a�?Preparamos o momento com muita dedicaA�A?o, esta cerimA?nia de abertura representa o ato de missA?o cumpridaa�?, afirmou a diretora do IFC Videira, RosA?ngela Aguiar Adam.

Na sequA?ncia, o prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o, Cladecir Alberto Schenkel, destacou a relevA?ncia do espaA�o disponibilizado pela Micti para divulgaA�A?o e compartilhamento de experiA?ncias entre os 290 trabalhos recebidos no evento. a�?TambA�m serA?o lanA�ados os livros contemplados pelo Edital nA? 075 do IFCa�?, disse Schenkel.

micti-avaliacao9AlA�m dos trabalhos, o evento terA? danA�a, shows musicais, teatro, poesia e muito mais. De acordo com a presidente da comissA?o Keller Mafioletti, somente para a segunda ediA�A?o do IFCultura, foram recebidas 400 inscriA�A�es, sendo 150 selecionados para realizar apresentaA�A�es. a�?Com essa quantidade de inscritos e com um total de 33 apresentaA�A�es culturais, podemos ter uma dimensA?o da importA?ncia destinada A� cultura no IFCa�?, afirmou Keller.

Com um discurso sobre o papel da rede federal de educaA�A?o cientA�fica e tecnolA?gica, a reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, aproveitou a passagem do Dia da TolerA?ncia para trazer uma reflexA?o sobre a situaA�A?o da fome no mundo, violA?ncia, guerras e a violA?ncia contra as minorias, que cresceu mais de 40% no Brasil. a�?Temos que utilizar a ciA?ncia, tecnologia, inovaA�A?o e cultura para nos ajudar a repensar esses dados e nos tornar melhores seres humanos. VocA?s jA? se perguntaram qual A� o papel da pesquisa/extensA?o para a sociedade? As aA�A�es de vocA?s, jovens, sA?o a nossa esperanA�a para um mundo melhora�?, finalizou a reitora.

Confira as imagens da abertura:A�

*Texto: MarA�lia Massochin/ Jornalista / Especial para IX Micti e II IFCultura.

argumentative writing, zithromax online.

**Fotos: Raquel Rybandt / PublicitA?ria / Especial para IX Micti e II IFCultura.

Deixe um comentário