#Especial Seminário EMI: abertura reforça a necessidade de debater os novos marcos legais

O primeiro Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) foi realizado de 16 a 18 de agosto no Campus Camboriú e contou com a participação de gestores e servidores do IFC em busca do debate em torno dos Contextos, desafios e perspectivas, tendo como cenário a Lei 13.415/2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo central do evento foi analisar as possibilidades quanto à reformulação dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFC.

A solenidade de abertura foi conduzida pela pró-reitora de Ensino e representante da reitora do IFC Sônia Fernandes, Josefa Surek, que enfatizou a importância desse momento de aprendizagem, de ricas discussões e de proveitoso período de convivência e troca de experiência entre os participantes.

Segundo Josefa, o I Seminário surge diante de uma decisão institucional, organizada em conjunto com as Pró-Reitorias e as Direções de Desenvolvimento Educacional (DDEs) dos campi do IFC. “A necessidade de um olhar institucional para os nossos cursos técnicos integrados há muito se apresenta, sendo que ocorre em paralelo ao contexto atual, que inclui alterações no Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e a BNCC. Para termos clareza de como nos posicionarmos institucionalmente, não podemos nos furtar de aprofundar estudos dos novos marcos legais”, reflete ela.

Ainda, o I Seminário faz parte de uma recomendação do Fórum de Dirigentes do Ensino do Conif (FDE) para que os Institutos Federais promovessem o debate sobre esses novos marcos legais para o Ensino Médio. “Essa necessidade surge para que estudássemos os possíveis impactos da nova legislação sobre o Ensino Médio Integrado. Assim, queremos abrir os debates com a finalidade promover a reflexão, o levantamento de questionamentos e as possíveis proposições de estratégias a serem adotadas pelo IFC diante do que temos enquanto concepção e do novo quadro apresentado para a educação nacional”, disse Josefa.

O I Seminário representa o primeiro passo para a construção de um documento-base norteador para o Ensino Médio Integrado do IFC. Participaram da mesa, durante a solenidade de abertura, o diretor-geral do Campus Camboriú, Rogério Kerber, a pró-reitora de Administração e Planejamento, Delides Lorensetti, e os pró-reitores Robert Lenoch, de Desenvolvimento Institucional; Fernando Garbuio, de Extensão; e Cladecir Schenkel, de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

Durante a solenidade de abertura, os estudantes do Campus Camboriú realizaram a apresentação de uma peça de construção coletiva do grupo de teatro Solo de Incertezas, coordenado pela professora Andreia Bazzo, que mostrou questões do cotidiano, como empoderamento feminino, gênero, preconceito e amor.

Após a abertura, os presentes participaram de duas mesas de debate, a primeira conduzida por Wisley João Pereira, coordenador-geral de Ensino Médio, da Secretaria de Educação Básica do MEC, sobre a Lei 13.415/2017, a BNCC e os impactos para a educação profissional integrada ao Ensino Médio. A segunda foi conduzida por Ramon de Oliveira, professor/pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre Perspectiva e desafios para o ensino médio integrado no âmbito dos Institutos Federais com a reforma do Ensino Médio (Lei 13.415).

No dia 17/08, foram debatidos os seguintes assuntos: Organização, tempo e espaço da Escola, por Jaider Batista da Silva; Diretrizes institucionais para os cursos técnicos e o currículo integrados nos IFs, por Sidinei Cruz Sobrinho; Escola: extensão e compromisso com a comunidade, por Marquiana Freitas Vila Boas. Além disso, realizou-se a Mesa-Redonda: sínteses e reflexões, composta pelos três palestrantes.

No dia 18/08, foi realizada uma mesa-redonda sobre as diretrizes para os cursos técnicos integrados do IFC e debates em grupos de trabalhos.

Confira todos os vídeos realizados em transmissão ao vivo pela página no Facebook do I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC): https://goo.gl/nmcTyZ

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 18 de agosto de 2017, às 16:27 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).