#Especial SeminA?rio EMI: abertura reforA�a a necessidade de debater os novos marcos legais

O primeiro SeminA?rio de EducaA�A?o Profissional Integrada ao Ensino MA�dio do Instituto Federal Catarinense (IFC) foi realizado de 16 a 18 de agosto no Campus CamboriA? e contou com a participaA�A?o de gestores e servidores do IFC em busca do debate em torno dos Contextos, desafios e perspectivas, tendo como cenA?rio a Lei 13.415/2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).A�O objetivo central do evento foi analisar as possibilidades quanto A� reformulaA�A?o dos cursos tA�cnicosA�integrados ao Ensino MA�dio do IFC.

A solenidade de abertura foi conduzida pela prA?-reitora de Ensino e representante da reitora do IFC SA?nia Fernandes, Josefa Surek, que enfatizou a importA?ncia desse momento de aprendizagem, de ricas discussA�es e de proveitoso perA�odo de convivA?ncia e troca de experiA?ncia entre os participantes.

Segundo Josefa, o I SeminA?rio surge diante de uma decisA?o institucional, organizada em conjunto com as PrA?-Reitorias e as DireA�A�es de Desenvolvimento Educacional (DDEs) dos campi do IFC. a�?A necessidade de um olhar institucional para os nossos cursos tA�cnicos integrados hA? muito se apresenta, sendo que ocorre em paralelo ao contexto atual, que inclui alteraA�A�es no Ensino MA�dio (Lei 13.415/2017) e a BNCC. Para termos clareza de como nos posicionarmos institucionalmente, nA?o podemos nos furtar de aprofundar estudos dos novos marcos legaisa�?, reflete ela.

Ainda, o I SeminA?rio faz parte de uma recomendaA�A?o do FA?rum de Dirigentes do Ensino do Conif (FDE) para que os Institutos Federais promovessem o debate sobre esses novos marcos legais para o Ensino MA�dio. a�?Essa necessidade surge para que estudA?ssemos os possA�veis impactos da nova legislaA�A?o sobre o Ensino MA�dio Integrado. Assim, queremos abrir os debates com a finalidade promover a reflexA?o, o levantamento de questionamentos e as possA�veis proposiA�A�es de estratA�gias a serem adotadas pelo IFC diante do que temos enquanto concepA�A?o e do novo quadro apresentado para a educaA�A?o nacionala�?, disse Josefa.

O I SeminA?rio representa o primeiro passo para a construA�A?o de um documento-base norteador para o Ensino MA�dio Integrado do IFC.A�Participaram da mesa, durante a solenidade de abertura, o diretor-geral do Campus CamboriA?, RogA�rio Kerber, a prA?-reitora de AdministraA�A?o e Planejamento, Delides Lorensetti, e os prA?-reitores Robert Lenoch, de Desenvolvimento Institucional; Fernando Garbuio, de ExtensA?o; e Cladecir Schenkel, de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o.

Durante a solenidade de abertura, os estudantes do Campus CamboriA? realizaram a apresentaA�A?o de uma peA�a de construA�A?o coletiva do grupo de teatro Solo de Incertezas, coordenado pela professora Andreia Bazzo, que mostrou questA�es do cotidiano, como empoderamento feminino, gA?nero, preconceito e amor.

ApA?s a abertura, os presentes participaram de duas mesas de debate, a primeira conduzida por Wisley JoA?o Pereira, coordenador-geral de Ensino MA�dio, da Secretaria de EducaA�A?o BA?sica do MEC, sobre aA�Lei 13.415/2017, a BNCC e os impactos para a educaA�A?o profissional integrada ao Ensino MA�dio. A segunda foi conduzida por Ramon de Oliveira, professor/pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre Perspectiva e desafios para o ensino mA�dio integrado no A?mbito dos Institutos Federais com a reforma do Ensino MA�dio (Lei 13.415).

No dia 17/08, foram debatidos os seguintes assuntos: OrganizaA�A?o, tempo e espaA�o da Escola, por Jaider Batista da Silva; Diretrizes institucionais para os cursos tA�cnicos e o currA�culo integrados nos IFs, por Sidinei Cruz Sobrinho; Escola: extensA?o e compromisso com a comunidade, por Marquiana Freitas Vila Boas. AlA�m disso, realizou-se a Mesa-Redonda: sA�nteses e reflexA�es, composta pelos trA?s palestrantes.

No dia 18/08, foi realizada uma mesa-redonda sobre as diretrizes para os cursos tA�cnicos integrados do IFC e debates em grupos de trabalhos.

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC owl apa formatting, purchase dapoxetine. .