#Especial SeminA?rio EMI: MEC defende jovem como protagonista do Ensino MA�dio

A primeira palestra proferida logo apA?s a cerimA?nia de abertura do I SeminA?rio de EducaA�A?o Profissional Integrada ao Ensino MA�dio do Instituto Federal Catarinense (IFC), realizado de 16 a 18 de agosto no Campus CamboriA?, foi conduzida por Wisley JoA?o Pereira, coordenador-geral de Ensino MA�dio, da Secretaria de EducaA�A?o BA?sica do MEC.

OuA�a o A?udio da entrevista com Wisley e Marilane abaixo.

Com o tema Lei 13.415/2017, BNCC e os impactos para a educaA�A?o profissional integrada ao Ensino MA�dio, Wisley defendeu a nova lei do Ensino MA�dio. Segundo Pereira, A� necessA?rio um currA�culo que atenda a juventude, ou estudante. a�?O Ensino MA�dio em debate A� aquele que nA?o atrai o jovem, porque ele joga luz e evidencia os problemas da educaA�A?o bA?sica no Brasila�?.

Conforme dados estatA�sticos apresentados por Wisley, das 8 milhA�es de matrA�culas realizadas no ensino mA�dio entre 2008 e 2014, somente 2 milhA�es concluA�ram os estudos. a�?HA? um nA?mero de evasA�es muito alto, o que reflete um fracasso nas polA�ticas pA?blicas. Precisamos pensar em uma polA�tica pA?blica efetiva para atender as demandas de um paA�s tA?o diverso como o nossoa�?, esclarece ele.

O palestrante aproveitou para apontar problemas crA?nicos ao Ensino MA�dio brasileiro, como a falta de qualificaA�A?o dos professores, a falta de conhecimento adquirido pelos estudantes, a nA?o observaA�A?o e atenA�A?o A�s habilidades e competA?ncias dos jovens na escola. a�?Estamos jogando no lixo, todos os dias, talentos das artes por nA?o prestar atenA�A?o nisso. A� preciso repensar esse Ensino MA�dio e tornar o jovem protagonista, tornA?-lo o pilar do processo. E para isso A� fundamental atrair, permanecer e concluir o Ensino MA�dioa�?.

Wisley debateu diversos pontos sobre a nova Lei do Ensino MA�dio, sendo as seguintes:

  • Carga horA?ria alterada (Art. 24): de 800 para 1.400 horas, com mA�nimo de 1.000 horas/aula;

  • CurrA�culo do Ensino MA�dio (Art. 35-A): Obrigatoriedade de EducaA�A?o FA�sica, Artes, Sociologia e Filosofia; Obrigatoriedade da LA�ngua Portuguesa e MatemA?tica nos trA?s anos; Obrigatoriedade do InglA?s como LA�ngua Estrangeira, e o Espanhol como optativa;

  • OrganizaA�A?o do Ensino MA�dio (Art. 36): entrada da formaA�A?o tA�cnica e profissional;

  • NotA?rio saber (Art. 61 e 62):formaA�A?o exigida dos professores e atuaA�A?o de professor com notA?rio saber.

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Em seguida, a mediadora da Mesa e diretora-geral do Campus Blumenau, Marilane Paim, fez a abertura para que os presentes realizassem questionamentos e observaA�A�es. Foram realizadas duas rodadas contendo 3 perguntas por rodada.

*Texto, A?udio e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

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