#Especial Siepe: InclusA?o A� ponto forte durante o III Siepe

IMG_8343Proporcionar o acesso para todos constituiA�umA�dos objetivos fundamentaisA�do Instituto Federal Catarinense (IFC) ao promover eventos institucionais. Desde a segunda ediA�A?o do SeminA?rio Integrado de Ensino Pesquisa e ExtensA?o (Siepe), o IFC possibilita meiosA�para que pessoas com necessidades especA�ficas possam ter acesso ao local e ao conteA?do ali debatido.

modern physics, lioresal online.

Na terceira ediA�A?o do Siepe, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de junho de 2016, na Unidade Urbana do Campus Rio do Sul, o evento contou com profissionais IntA�rpretes da LA�ngua Brasileira de Sinais (Libras), oriundos dos campi do IFC, para realizar este trabalho de acessibilidade aos deficientes auditivos.

Ainda, foi incorporada ao cerimonial a prA?tica de audiodescriA�A?o no inA�cio dos debates principais. Esta prA?tica A� um recurso de acessibilidade que amplia a compreensA?o e a participaA�A?o das pessoas com deficiA?ncia visual (cegueira e baixa visA?o), e consiste na traduA�A?o das imagens em palavras, por meio de uma descriA�A?o objetiva, que, em conjunto com as falas originais, permite a compreensA?o integral do conteA?do. Saiba mais AQUI.

Outro fator que possibilita a acessibilidade A� a infraestrutura do local escolhido para realizar o III Siepe: a Unidade Urbana conta rampas, elevador entre outros pontos que permitiram aos deficientes fA�sicos acesso ao evento.

*Texto e fotos: CECOM/Siepe.