#Especial Siepe: Inclusão é ponto forte durante o III Siepe

IMG_8343Proporcionar o acesso para todos constitui um dos objetivos fundamentais do Instituto Federal Catarinense (IFC) ao promover eventos institucionais. Desde a segunda edição do Seminário Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), o IFC possibilita meios para que pessoas com necessidades específicas possam ter acesso ao local e ao conteúdo ali debatido.

Na terceira edição do Siepe, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de junho de 2016, na Unidade Urbana do Campus Rio do Sul, o evento contou com profissionais Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), oriundos dos campi do IFC, para realizar este trabalho de acessibilidade aos deficientes auditivos.

Ainda, foi incorporada ao cerimonial a prática de audiodescrição no início dos debates principais. Esta prática é um recurso de acessibilidade que amplia a compreensão e a participação das pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão), e consiste na tradução das imagens em palavras, por meio de uma descrição objetiva, que, em conjunto com as falas originais, permite a compreensão integral do conteúdo. Saiba mais AQUI.

Outro fator que possibilita a acessibilidade é a infraestrutura do local escolhido para realizar o III Siepe: a Unidade Urbana conta rampas, elevador entre outros pontos que permitiram aos deficientes físicos acesso ao evento.

*Texto e fotos: CECOM/Siepe.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 29 de junho de 2016, às 15:54 por Nicole Trevisol.