#EspecialConif a�� Reitores de todos os IFs conhecem o Projeto CA?es-guia

conif-cao-guia1Durante a 72A? ReuniA?o OrdinA?ria do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), realizada no IFCA�Campus CamboriA?, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto como funciona o Centro de FormaA�A?o de Treinadores e Instrutores de CA?es-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC). A reitora do IFC, SA?nia Fernandes, falou sobre a relevA?ncia social do projeto e dos desafios em dar continuidade aos dois centros jA? existentes no paA�s e os outros cinco que estA?o em fase de construA�A?o, todos em Institutos Federais (IFs).

Logo apA?s, o treinador e instrutor, Leonardo Goulart, explicou todo o funcionamento do Centro, desde o trabalho de socializaA�A?o, treinamento e formaA�A?o de duplas. a�?Contamos com a comunidade para manter o funcionamento do Centro. SA? para ilustrarmos, na primeira turma do curso, contamos com 48 famA�lias socializadoras, jA? na segunda sA?o 52a�?, destacou o Leonardo ao abordar o voluntariado como uma das fases importantes para a formaA�A?o do cA?o-guia.

analytical thesis statement, acquire clomid. E como A� ter um cA?o-guia?

Entre risos e emoA�A?o, os trA?s usuA?rios de cA?es-guia, Roberto, Sidney e Bruno, deram os depoimentos sobre o que mudou em suas vidas apA?s o recebimento do cA?o. a�?Foi o curso mais intenso e denso que fiz na minha vida. Voltei a ter a mesma velocidade, agilidade e confianA�a que tinha antes de ser cegoa�?, destacou Roberto, ao lado do guia Dexter.

Com o companheiro Braile ao lado, Sidney, que A� deficiente visual desde o nascimento, contou que queria ter um cA?o-guia para facilitar a mobilidade. a�?O cego estA? sempre aguardando o prA?ximo obstA?culo. Com o Braile me sinto mais seguro, tenho autonomia como se enxergassea�?, disso.A� Ao falar sobre os custos que envolvem um cA?o-guia, Sidney indagou os participantes: a�?- Ele A� o meu melhor amigo e tambA�m os meus olhos. Qual A� o preA�o dos seus? Quantas bengalas daria para comprar com 40 mil reais? Muitas! E quantas vidas ela pode transformar? Nenhuma. E quanto vocA?s dariam pelos seus olhos?a�?, ressaltou.

Para finalizar, o diretor-geral do campus CamboriA?, RogA�rio LuA�s Kerber, destacou a relevA?ncia do projeto e afirmou que os depoimentos assistidos sA?o uma realidade que continuarA? a existir. a�?No mundo nA?o existe nenhuma instituiA�A?o no nA�vel do Centro de Treinamento de CA?es-guia, que seja totalmente financiada pelo poder pA?blicoa�?, salientou o diretor-geral ao falar sobre o compromisso social do projeto com as pessoas com deficiA?ncia visual.

*Texto e imagens: Cecom/CamboriA?.