#EspecialEvasA?o: Alunos abrem workshop com apresentaA�A�es culturais

mesa-redonda_1 how to create a thesis statement, cheap clomid. a�?Mesmo que nA?o possamos adivinhar o tempo que virA?, temos ao menos o direito de imaginar o que queremos que sejaa��a�?. Ao declamar o poema O Direito ao DelA�rio, de Eduardo Galeano, o aluno VinA�cius Rutes Henning abriu o III Workshop Nacional sobre a EvasA?o na EducaA�A?o Profissional TA�cnica e TecnolA?gica, na manhA? de quinta-feira (6/10), no Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?. Depois do poema, as alunas Annik e LetA�cia apresentaram as mA?sicas a�?AmA�rica meninaa�?, de Louise e Daniel Lucena; e a�?Por onde andeia�?, de Nando Reis.

A prA?-reitora de ensino do IFC, Josefa Surek de Souza, elogiou os estudantes pelas apresentaA�A�es: a�?Isso A� um pouco do reflexo da nossa instituiA�A?o, que privilegia o espaA�o para aA�A�es culturais, de lazer, pesquisa e extensA?o, ou seja, a formaA�A?o integral dos alunosa�?. Ela ainda desejou um evento rico em conhecimento, estudos e experiA?ncias. a�?Que possamos subsidiar nosso trabalho com vistas A� institucionalizaA�A?o de aA�A�es, que fomentem a permanA?ncia dos nossos estudantes com A?xitoa�?.

O professor RogA�rio de Mesquita Teles, que representou a presidente da Rede de Pesquisa Ibero-americana sobre EducaA�A?o Profissional e EvasA?o Escolar (RIMEPES), Rosemary Dore, lembrou como o workshop, que estA? em sua terceira ediA�A?o, foi idealizado. a�?Este evento surgiu da inquietaA�A?o de servidores, professores e pesquisadores sobre este tema tA?o complexo que A� a evasA?o escolar. Nosso objetivo A� o compartilhamento e a troca de experiA?nciasa�?.

Em seu discurso, o diretor-geral do Campus CamboriA?, RogA�rio LuA�s Kerber, destacou que o Brasil, depois de escalar trA?s posiA�A�es no A?ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 2009 a 2014, desceu um degrau em 2015. a�?Ocupamos, hoje, a 75A? posiA�A?o mundial, em um A�ndice que, dentre outras coisas, considera o grau de escolaridade da populaA�A?o adulta. Sabemos que diversos fatores contribuem para a permanA?ncia e o A?xito de um estudante no curso profissionalizante, por isso, momentos como estes sA?o fundamentais para suprirmos e minimizarmos esses porcentuaisa�?, observou.

A reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, reforA�ou que, para alA�m do aspecto pedagA?gico, outros fatores contribuem para a evasA?o. a�?NA?o podemos esquecer a nossa heranA�a desigual: a concentraA�A?o de renda. Dos nossos jovens que estA?o no ensino mA�dio, muitos precisam trabalhar. Os nossos alunos de licenciatura tambA�m sA?o trabalhadores e estudantes. SA?o aspectos que temos de levar em conta para que possamos contribuir para a permanA?ncia e o A?xito dos nossos jovens e adultos no contexto da educaA�A?oa�?.

O evento foi organizado pela RIMEPES e sediado pelo IFC Campus CamboriA?. O workshop reuniu pesquisadores de vA?rios estados do paA�s para discutir a evasA?o escolar e apresentar pesquisas jA? realizadas ou em andamento sobre a problemA?tica na EducaA�A?o Profissional com relaA�A?o ao acesso, permanA?ncia e A?xito do estudante.

*Texto e fotos: Gisele Silveira a�� Jornalista (JP4506/SC)/Cecom Blumenau.