#EspecialJIFC2017: IFC inova e inclui Badminton nos II JIFC

A segunda edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (II JIFC) contou com uma novidade: a inclusão da modalidade Badminton. Ainda não incorporado aos jogos nas etapas regionais e nacional, o Badminton veio a fazer parte da atividade esportiva do IFC por meio de uma demanda dos estudantes do Campus Ibirama.

Confira abaixo a entrevista com a professora Elisa, os estudantes Henrique Zandonai e Lucas Schlup e o coordenador-geral da Comissão Organizadora dos II JIFC, Vladimir Schuindt da Silva.

Com uma pulseira com os dizeres Descubra o Badminton, o estudante do curso técnico em Administração Henrique Zandonai fala sobre a paixão pela modalidade. “Nós praticávamos no campus e pedimos para os professores que a demanda fosse levada até os organizadores dos JIFC. A nossa demanda foi atendida, o que nos deixou muito felizes. É uma oportunidade de praticar o que gostamos e mostrar para outras pessoas como é o Badminton”, diz ele.

Para Lucas Schlup, também estudante do curso técnico em Administração de Ibirama, essa é uma oportunidade de dar mais visibilidade para a modalidade esportiva. “São poucas as pessoas que conhecem o Badminton no continente americano, principalmente na América Latina, e o fato de ele estar aqui nos jogos despertou o interesse de outros estudantes em conhecer mais e saber como e onde podem praticar”, salienta ele.

A professora Elisa Hennig reforça que a demanda de trazer a modalidade para os jogos do IFC surgiu ainda na primeira edição. “Tanto no campus como na cidade de Ibirama, é muito comum a prática do esporte. Então foi um pedido dos próprios alunos a ideia de articular com os organizadores dos JIFC, e acabou acontecendo”, explica ela.

Ibirama trouxe para a competição uma dupla para cada naipe (dois masculinos e duas femininas), como forma de sentir como os outros campi do IFC reagiriam à nova modalidade. Para Vladimir Schuindt da Silva, coordenador-geral da Comissão Organizadora dos II JIFC, o Badminton surge como uma modalidade de demonstração dentro dos jogos, pois entende-se que é preciso democratizar o processo e não ficar preso em função dos regulamentos das etapas Regional Sul e Nacional. “A modalidade vem para dar um pouco mais de possibilidades em sugestões até, quem sabe, para ser incorporada para as próximas edições dos jogos da Rede Federal. Como ainda, a inclusão de outras modalidades, porque nós poderíamos diversificar cada vez mais. Estamos abertos para o novo”, finaliza ele.

Quer ver mais fotos? Confere a Galeria do IFC.Oficial no Facebook AQUI.

*Texto, fotos e áudio: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 11 de julho de 2017, às 10:28 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).