#EspecialJIFSul: Jogos internos intensificam participação do IFC

IMG_0074A atmosfera vibrava. Em todos os espaços, havia torcedores e atletas. As vozes se misturavam com o som dos apitos no primeiro dia de competições dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIF Sul). O evento envolveu seis Institutos Federais (IFs), de 29 a 31 de agosto, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau (SC).

Aproximadamente 800 participantes representaram o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).

O IFC participou pela segunda vez dos JIFSul, e, neste ano, houve um fato diferente. “Os atletas que estão disputando as partidas aqui foram selecionados por meio da primeira edição dos Jogos Internos do IFC (JIFC), que aconteceu em julho deste ano, também no Sesi de Blumenau”, explica Keller Mafioletti, presidente da Comissão dos JIFC.

IMG_0092Para a reitora do IFC, Sônia Fernandes, o esporte beneficia o aluno na sua formação humana. “Como na vida nós ganhamos e perdemos, no esporte temos a experiência do que é bom, ao vencer, e também do crescimento quando perdemos”, frisa Sônia.

Presente na solenidade de abertura dos JIFSul 2016, dia 29/08, Sônia deu as boas-vindas aos atletas e destacou a importância da integração gerada pelos jogos. “Recebemos todos de braços abertos. Sintam-se todos vencedores.”.

O estudante Nickollas Couto, do curso integrado em Eletroeletrônica do IFC, já foi eleito o melhor jogador de handebol do estado catarinense durante os Jogos Escolares de SC (Jesc). “Hoje estou nos JIFSul 2016 competindo em um lugar com uma estrutura incrível, profissional, e interagindo com colegas do próprio IFC e de IFs de outros estados”, relata.

No último dia de competição (31/08), aconteceram as finais. Após a classificação dos JIFSul 2016, os estudantes seguirão para os Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacional). “O IFC foi representado na etapa nacional pelo aluno João Henrique Ziegler, do Campus Fraiburgo, na modalidade Tênis de Mesa”, lembra Keller. Veja a Notícia AQUI.

JIFSul 2016 em números

Foram exatos 801 participantes dos JIFSul 2016. Os anfitriões (IFSC) participaram com uma delegação de 158 pessoas, e o seu coirmão (IFC) trouxe 132. Único IF do Paraná, o IFPR teve 144 participantes. Do Rio Grande do Sul, foram três institutos federais: o IFRS está com 106 pessoas; o IFFar, com 114; e o IFSul, com 147.

Foram disputadas 9 modalidades: Basquete (F e M), Futsal (F e M), Futebol (M), Handebol (F e M), Voleibol (F e M), Voleibol de Areia (F e M), Atletismo (F e M), Xadrez (F e M) e Tênis de Mesa (F e M).

Os classificados nos JIFSul seguem para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacional 2016).

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria. Enviada especial: Nicole Trevisol.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 6 de setembro de 2016, às 19:58 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).