Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Estresse no trabalho

logo-Segurança-do-trabalhoSegundo Bellusci (1996), o trabalho se desenvolve no âmbito de condições de higiene e segurança determinadas por ambiente físico, substâncias tóxicas, agentes biológicos, características antropométricas da organização do trabalho, nível hierárquico, modalidade de comandos, relações de poder, responsabilidade, salários e outros aspectos.

No entanto, não raro, é no conjunto de agressões à saúde física, mental e emocional, que o indivíduo realiza suas tarefas. Cada sujeito traz consigo desejos, esperanças e capacidades quase sempre ignorados pela organização do trabalho. Quando esta ignora as particularidades psicológicas do ser humano, pode-se gerar, no indivíduo ou no grupo, insatisfação, ansiedade e medo. Esses sentimentos levam ao sofrimento psicológico, resultado do conflito entre pressões sofridas no trabalho e a história do indivíduo ou mesmo do grupo.

Mais informações em: https://www.youtube.com/watch?v=fTFo7d2N32c

Sugerimos alguns exercícios, para serem incluídos na rotina, como forma de combater o estresse. Veja abaixo:

rotina-antiestresse

* Texto e imagens: Divulgação/Segurança do Trabalho.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 18 de novembro de 2015, às 12:03 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: