Estudante do Campus Blumenau é eleito no Parlamento Juvenil Mercosul

O estudante Vinicius Franke da Silva, do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau, é o representante de Santa Catarina no Parlamento Juvenil Mercosul (PJM) para o mandato de 2018-2020. Vinicius foi eleito com 549 votos. O resultado foi divulgado no site do parlamento.

O PJM é promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). Cada unidade da federação terá um representante, totalizando 27 representantes brasileiros. Na primeira etapa, quatro projetos por Estado seclassificaram. Em todo o Brasil foram 108 trabalhos de estudantes do 1º ou do 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado de escolas públicas. A segunda etapa foi por votação online, direcionada a alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos.

Vinicius não poupou esforços na divulgação de seu projeto. Ele visitou 12 escolas de Blumenau e da região, além de contar com o apoio do próprio campus, do grêmio estudantil e dos escoteiros do Brasil e de Santa Catarina, instituição da qual ele é integrante.

Projeto Um Portal de Oportunidades

Os projetos inscritos pelos candidatos deviam contemplar a realidade local do estudante e propor ações que estimulassem a participação juvenil no ambiente escolar. Orientado pelo professor Cloves Alexandre de Castro, Vinicius propôs o projeto Portal de Oportunidades: uma janela de solidariedade para jovens estudantes em busca do primeiro empregono qual possibilitará ao empregador acessar os perfis de jovens em busca do primeiro emprego, ao mesmo tempo em que divulga vagas de trabalho. “Trata-se de uma plataforma online, pública, gratuita e de livre acesso, na qual os jovens e as empresas possam criar perfis que possibilite a relação entre contratado e contratante”, explica Vinicius.

Depois de tomar posse, o estudante pretende desenvolver seu projeto. “Quero representar da melhor maneira possível todos os estudantes catarinenses. Será um mandato de muito trabalho, no qual criaremos o site Portal de Oportunidades com o objetivo de ajudar os jovens na procura de emprego”, adiantou.

IFC à frente do protagonismo juvenil

Esta será a segunda vez consecutiva que um estudante do IFC assume a vaga estadual no parlamento. Atualmente, o estado de Santa Catarina é representado no PJM pela estudante do ensino médio integrado do IFC Campus Ibirama Aymee Agnes de Andrade Sinn. Em 2016, ela foi selecionada com o projeto Imigração Haitiana no Brasil, inclusão e diversidade de raça.

VINICIUS

*Texto/Fotos: Cecom/Blumenau / Gisele Silveira