Estudante do Campus Rio do Sul representa IFC no IX Ciepe

O estudante Hemerson Zwang Pereira, do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus Rio do Sul,  apresentou o trabalho “Benefícios e Malefícios do uso de Plantas Medicinais” no IX Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Ciepe), promovido pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Unidavi. O evento, realizado em maio, reuniu projetos de Iniciação Científica de estudantes de diversas instituições de ensino da região.

O trabalho de Hemerson, que tem como público-alvo estudantes de Bacharelado em Enfermagem, trata do uso de plantas medicinais como terapia complementar ou medicina alternativa. “Em sua pesquisa, ele constatou que, diante da utilização em grande escala dessas plantas, é necessário promover iniciativas de esclarecimento da população em geral e, principalmente, dos profissionais da Saúde sobre as reações adversas e interações medicamentosas perigosas que elas podem apresentar”, explica a orientadora do aluno, professora Claudia Cambruzzi.

Além de ser apresentado e debatido no evento, o projeto foi também publicado no Caderno de Resumos do IX Ciepe. “Participar desse evento foi uma experiência ótima, pois além de divulgarmos o conhecimento adquirido ao longo do projeto, conseguimos realizar uma análise do nosso público-alvo sobre o tema abordado”, diz Hemerson, que participa ainda de outos projetos científicos no IFC.

O jovem pesquisador ressaltou ainda a importância da prática da extensão dentro do curso. “A produção científica dentro de nossa instituição é enorme, e muitas vezes as pesquisas colaboram para o desenvolvimento da comunidade. Por isso, oportunidades como esta, de divulgação acadêmica, são muito importantes para a dispersão de conhecimentos”.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem:  Claudia Cambruzzi