Estudante do IFC Araquari participa do Parlamento Jovem Brasileiro

No ano de 2018, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) reuniu-se entre os dias 01 e 05 de outubro, em Brasília (DF), para experiência diária com atividades parlamentares. Durante essa semana, um total de 78 estudantes, com idades entre 16 e 22 anos, sentaram-se às bancadas para discussões sobre política, cidadania e participação popular.

“O Parlamento Jovem Brasileiro tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados”. Essa é a definição do PJB, realizado há 15 anos, programa que reúne estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares em um ambiente de prática do processo democrático e compreensão do papel do Poder Legislativo.

Para conquistar a oportunidade de participar do Parlamento Jovem, os candidatos elaboram um Projeto de Lei (PL), sem restrições de temas, descrevendo propostas para melhorar o país. Foi realizando este processo que o estudante Gabriel Decker, aluno do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFC Araquari, foi selecionado como um dos representantes jovens para a Câmara e um dos dois catarinenses no programa.

A seleção é feita de maneira proporcional, por estado, assim como nas eleições oficiais. Decker elaborou um PL que “determina a criação do Selo ‘Resíduo Zero’ para ser empregado nas embalagens dos produtos oriundos de produção hidropônica que não utilizam agrotóxicos”. Veja no link a seguir a proposta enviada pelo estudante selecionado: PL deputado jovem GABRIEL DECKER – 2018

A experiência no Congresso

Selecionado, Decker atingiu 91 pontos em seu projeto. O estudante considerou a experiência muito importante para “entender melhor como o Poder Legislativo funciona, bem como todo o processo existente na tramitação de um projeto de lei, que é algo muito rico”, afirmou o estudante. Divididos em comissões, os jovens parlamentares debatem temas e fazem novas proposições. “A minha comissão [Agricultura e Meio Ambiente] teve uma discussão super interessante sobre as proposições que estavam em pauta, a partir da qual ampliei muito meu senso crítico. Como conclusão, digo que simplesmente chamar todo o Congresso de corrupto não é correto, temos muita coisa para ser renovada, sim; contudo, há também aqueles que realmente sonham com um Brasil de primeiro mundo e trabalham duro pra isso acontecer”.

Gabriel tem demonstrado grande interesse pelas áreas ligadas ao Direito, à política e à economia e esteve, entre os meses de julho e agosto, na universidade de Yale (EUA), representando o Brasil durante o programa de verão chamado Yale Young Global Scholars (YYGS). O estudante ainda destaca a necessidade de maior participação dos jovens nesses programas, além de mais interesse e pesquisa a respeito. “Foi com o YYGS que eu descobri diversas oportunidades, inclusive o PJB. Entretanto, em conversas com os jovens parlamentares da edição do PJB deste ano, percebi que muitos deles lamentam pelo mesmo motivo que eu: ter descoberto tais oportunidades muito tarde, uma vez que programas como o Yale Young Global Scholars (YYGS), Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), Stanford Pre-Collegiate Studies (SPCS), dentre outros, estão disponíveis apenas para alunos do ensino médio”. Assim, Decker destaca a importância de se procurar incansavelmente por oportunidades como essas na internet e ressalta ainda que as inscrições para o YYGS 2019 estão abertas.

Os projetos apresentados para o Parlamento Jovem Brasileiro podem ser “adotados” por parlamentares e tramitar na Câmara dos Deputados. Neste ano, 16 propostas iniciaram com o programa e, posteriormente, seguiram para o Congresso.

Aos demais interessados em vivenciar a experiência do Parlamento Jovem Brasileiro, é possível obter mais informações e fazer inscrições por meio do site oficial, aqui.

Texto: Cecom/Araquari
Imagens: Gabriel Decker e Divulgação