Estudante do IFC conquista nota mA?xima na redaA�A?o do Enem 2015

foto Marjori

Segundo o MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC), dos 5,8 milhA�es de candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem) em 2015, somente 104 obtiveram a nota mA?xima na redaA�A?o – 1.000 pontos. A estudante, do Curso TA�cnico em InformA?tica do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Ibirama, MA?rjori Larissa Padoin foi uma das candidatas a conquistar a nota mA?xima. Natural de Witmarsum, MA?rjori relata que tinha uma rotina puxada: durante o dia, frequentava o curso tA�cnico em InformA?tica e, A� noite, frequentava as aulas de um curso preparatA?rio para o vestibular. “Minha maior incentivadora A� minha mA?e, Leonor Luzia Largura Padoin (professora e mestre em portuguA?s), que sempre me incentivou a ler, me presenteando com livros”, diz ela.

Esta foi a segunda vez que MA?rjori tentou o Enem, sendo que, na ediA�A?o de 2014, obteve 860 pontos na redaA�A?o. “Fiquei muito feliz por ter tirado uma nota tA?o alta na primeira vez que realizei a prova. Mas, mesmo assim, me preparei para, em 2015, conseguir uma nota ainda melhor”, revela. A candidata pretende cursar Medicina em universidade federal.

MAIS sobre a redaA�A?o do ENEM

O tema da redaA�A?o do ENEM 2015 foi a persistA?ncia da violA?ncia contra a mulher na sociedade brasileira. O ministro da EducaA�A?o Aloizio Mercadante disse que, em 55 redaA�A�es, os avaliadores perceberam que candidatasA�descreveram cenas de assA�dio que elas viveram ou testemunharam. a�?Tivemos redaA�A�es em que as mulheres descreviam cenas de violA?ncia em que foram vA�timas ou testemunhas. NA?o sabemos necessariamente se aquele texto A� um depoimento, mas tudo indica que sima�?, afirmou.

Especialistas afirmam que o tema A� pertinente e atual, e disseram que, ao contrA?rio de algumas ediA�A�es anteriores, a ediA�A?o de 2015 sA? permitia um tipo de posicionamento em relaA�A?o ao tema: contrA?rio A� violA?ncia.

Confira AQUI a lista dos temas de redaA�A?o da histA?ria do ENEM.

*Texto: CECOM/Reitoria. Com informaA�A�es do business plan write, buy clomid online. Campus Ibirama e G1.

Deixe um comentário