Estudante do IFC integra o Parlamento Jovem Brasileiro 2020

A estudante do IFC Daniela Gonçalves Flores, do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio ministrado no campus Santa Rosa do Sul, é uma das duas selecionadas para representar  Santa Catarina no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020 (PJB). Após passar por um processo seletivo com outros 49 candidatos, ela toma posse de seu mandato como deputada jovem no dia 22 de outubro.

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de Educação para a Democracia criado em 2003 pela Câmara dos Deputados, no qual estudantes do ensino médio de todo o território nacional simulam a jornada de trabalho de um parlamentar. O objetivo é estimular os participantes, desde o processo seletivo nas escolas até o exercício do mandato, a aprender mais sobre suas realidades, formulando soluções para as questões de suas regiões, e promover o entendimento das responsabilidades de governos, organizações e cidadãos.

“O PJB é muito importante porque ele dá voz aos jovens. É isso que a gente sempre pediu: que a nossa opinião seja escutada em todos os âmbitos”, conta Daniela, que conheceu o programa por intermédio de um amigo que também participou da seleção. “As minhas expectativas são conhecer melhor o modo de trabalho dos deputados e deputadas e aprender mais sobre o feitio de leis, uma vez que pretendo destinar parte da minha vida ao trabalho público no futuro, com o objetivo de valorizar os jovens e as cooperativas agrícolas e agropecuárias”.

De acordo com a estudante, natural de Três Forquilhas-RS, o projeto criado por ela para o processo seletivo foi inspirado na cooperativa agrícola da sua região, a Coomafitt, da qual ela participa ativamente. Em sua atuação no meio, Daniela observou que, apesar de todas as cooperativas possuírem, por força de lei, um Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), os recursos acabam beneficiando poucos projetos, que raramente se revertem em programas para a juventude. “A minha proposta determina, então,  que 15% do Fates de toda cooperativa seja destinado para formação e qualificação profissional de jovens do campo.  Existe um conceito errado de que o jovem não deve permanecer na área rural, de que não dá futuro; com a garantia de qualificação profissional oferecida pelo meu projeto, a juventude vai perceber que há, sim, emprego no campo, que há renda”, ressalta.

Depois da posse, Daniela passa a exercer seu mandato por meio de uma série de reuniões procedimentos online, incluindo a distribuição de projetos, formação de Comissões Técnicas, redação de pareceres e outras atividades análogas às dos deputados da Câmara Federal. O cronograma culmina com uma semana de sessões plenárias em Brasília, previstas para maio de 2021.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Foto: Arquivo Pessoal/Allan Fernandes Souza