Estudante participa da seletiva para OlimpA�ada Internacional de Astronomia e AstronA?utica

movie posters, generic lioresal.

astronomiaO aluno do CampusA�CamboriA?, Miguel de Abreu de Oliveira, de 16 anos, estA? ansioso com a espera do resultado da prova da OlimpA�ada Brasileira de Astronomia e AstronA?utica (OBA), realizada no Rio de Janeiro. ApA?s passar por uma primeira seleA�A?o, de 1500 pessoas, Miguel foi o A?nico do Instituto Federal Catarinense (IFC) classificado entre os 300 estudantes de escolas pA?blicas e privadas de ensino mA�dio para participar das provas que selecionarA?o quinze candidatos para a etapa mundial da OlimpA�ada.

De acordo com o aluno do curso TA�cnico em Controle Ambiental, a etapa nacional foi composta por trA?s provas teA?ricas e uma prA?tica, em planetA?rio. a�?Participar da OlimpA�ada foi um desafio prA?prio, desde pequeno gosto da A?rea. Quando olhava para o cA�u, queria entender por que estava representado daquela maneiraa�?, declarou o aluno.

O estudante afirmouA�que a rotina de estudos foi, em grande parte do tempo, solitA?ria, mas tambA�m contou com o apoio dos professores da A?rea, em especial de AntA?nio JosA� de NA?brega. a�?Estudava no meu tempo livre, tentava sempre aprender uma coisa nova por dia. Foi muito gratificante ser selecionado entre os 300, dA? ainda mais vontade de aprofundar e continuar os estudosa�?, destacou Miguel.

Agora A� aguardar o resultado e torcer pelo aluno IFC! Os quinze melhores classificados na OlimpA�ada nacional vA?o representar o Brasil na A?ndia, na X Internacional Olympiad of Astronomy and AstrophysicsA�e na VIII OlimpA�ada Latino-Americana de AstronA?utica, na Argentina, no segundo semestre de 2016.

Texto e imagem: CECOM/CamboriA?.