Estudante participa da seletiva para Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica

astronomiaO aluno do Campus Camboriú, Miguel de Abreu de Oliveira, de 16 anos, está ansioso com a espera do resultado da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no Rio de Janeiro. Após passar por uma primeira seleção, de 1500 pessoas, Miguel foi o único do Instituto Federal Catarinense (IFC) classificado entre os 300 estudantes de escolas públicas e privadas de ensino médio para participar das provas que selecionarão quinze candidatos para a etapa mundial da Olimpíada.

De acordo com o aluno do curso Técnico em Controle Ambiental, a etapa nacional foi composta por três provas teóricas e uma prática, em planetário. “Participar da Olimpíada foi um desafio próprio, desde pequeno gosto da área. Quando olhava para o céu, queria entender por que estava representado daquela maneira”, declarou o aluno.

O estudante afirmou que a rotina de estudos foi, em grande parte do tempo, solitária, mas também contou com o apoio dos professores da área, em especial de Antônio José de Nóbrega. “Estudava no meu tempo livre, tentava sempre aprender uma coisa nova por dia. Foi muito gratificante ser selecionado entre os 300, dá ainda mais vontade de aprofundar e continuar os estudos”, destacou Miguel.

Agora é aguardar o resultado e torcer pelo aluno IFC! Os quinze melhores classificados na Olimpíada nacional vão representar o Brasil na Índia, na X Internacional Olympiad of Astronomy and Astrophysics e na VIII Olimpíada Latino-Americana de Astronáutica, na Argentina, no segundo semestre de 2016.

Texto e imagem: CECOM/Camboriú.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 27 de abril de 2016, às 16:22 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).