Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Estudantes apresentam trabalhos do Projeto Integrador

Ao final de cada ano letivo, alunos dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna apresentam, para a comunidade interna e externa, os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador. Como o próprio nome diz, a proposta é de que os estudantes criem projetos que dialoguem com mais de uma disciplina do currículo escolar. Nesta segunda e terça-feira, dias 21 e 22, as diversas ideias foram expostas no Bloco A da instituição, reunindo avaliadores, familiares, amigos, além de acadêmicos dos outros cursos.

dsc_0156O primeiro dia da mostra foi reservado aos estudantes do 2º e 3º ano, que apresentaram os projetos em forma de banca. Na terça-feira foi a vez dos alunos do 1º ano, fazendo suas exposições em estandes. O IFC Luzerna atua, no Ensino Médio Integrado, com os cursos de Automação Industrial e Segurança do Trabalho.

As propostas versavam sobre assuntos diversos. A tragédia ambiental ocorrida em Mariana (MG) virou tema de um dos trabalhos. Assim como a questão do Haiti, tratada pelos estudantes de Segurança do Trabalho com um aparelho simulador de terremoto, construído com auxílio dos acadêmicos de Engenharia Mecânica do próprio campus.

Já abordado em anos anteriores, o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), foi destacado, levando-se em consideração aspectos relativos à legislação de segurança, principalmente em locais de entretenimento. A equipe do projeto foi atrás de moradores vizinhos ao local da tragédia, verificando o impacto que cada um teve com a ocorrência do incêndio.

dsc_0014Do curso de Automação Industrial, os futuros técnicos apresentaram projetos já finalizados ou que ainda estão em fase de conclusão. Alguns exemplos foram uma máquina capaz de contar e separar moedas; um estacionamento inteligente que informa aos motoristas as vagas disponíveis nesses locais; e um cocho automatizado, que disponibiliza, sem a interferência humana, a alimentação adequada para os animais.

Visitantes e encantamento

A qualidade dos trabalhos expostos pode ser verificada por visitantes e, principalmente, pelos avaliadores. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Eduarda de Magalhães Dias Frinhani analisou algumas das propostas apresentadas em bancas. “Gostei bastante da oportunidade de ter participado da avaliação. Considero muito importante essa questão do Projeto Integrador, juntando conhecimento de várias disciplinas para que os alunos tenham ideia dos desafios que terão quando já estiverem formados”, disse. “A experiência é muito valiosa. Toda a proposta do evento é muito boa.”

dsc_0021A mostra também serviu para que os estudantes de outros cursos do IFC Luzerna conhecessem um pouco mais sobre o que é desenvolvido no Ensino Médio Integrado. Acadêmico da segunda fase do curso superior de Engenharia de Controle e Automação, Danrlei Segsttater foi um dos graduandos que prestigiou os trabalhos. “Como é meu primeiro ano aqui no instituto, esta é a primeira mostra de Projeto Integrador que estou assistindo. Percebo que os alunos dos cursos técnicos integrados têm muita vontade, muita garra de fazer os projetos bem feitos”, destacou.

dsc_0035A mesma sensação de encantamento tiveram os pais e demais familiares dos estudantes. Simone Balbinot, mãe da Paola, conta que a filha passou as últimas semanas muito empenhada no projeto. “Como moramos em Treze Tílias, ela ficou aqui no IFC até mais tarde só pra trabalhar nessa atividade. Mas gostei muito do que vi hoje, o evento como um todo está bem organizado. Acho fantástica a qualidade do ensino que o instituto está proporcionando”, ressaltou.

Daniel Damann, pai da Cecília, também gostou do que viu. “Parabenizo o IFC pela qualidade dos cursos que nossos filhos estão fazendo. Vejo que os estudantes estão progredindo bastante”, disse. “É importante também parabenizar os professores pela exigência cobrada, afinal, nós pais queremos que nossos filhos sejam cidadãos exemplares para o país. A família faz a sua parte em casa, e o instituto, aqui.”

Clique aqui para conferir o álbum de fotos do evento.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 23 de novembro de 2016, às 21:16 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: