Estudantes apresentam trabalhos do Projeto Integrador

Ao final de cada ano letivo, alunos dos cursos tA�cnicos integrados do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna apresentam, para a comunidade interna e externa, os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador. Como o prA?prio nome diz, a proposta A� de que os estudantes criem projetos que dialoguem com mais de uma disciplina do currA�culo escolar. Nesta segunda e terA�a-feira, dias 21 e 22, as diversas ideias foram expostas no Bloco A da instituiA�A?o, reunindo avaliadores, familiares, amigos, alA�m de acadA?micos dos outros cursos.

dsc_0156O primeiro dia da mostra foi reservado aos estudantes do 2A? e 3A? ano, que apresentaram os projetos em forma de banca. Na terA�a-feira foi a vez dos alunos do 1A? ano, fazendo suas exposiA�A�es em estandes. O IFC Luzerna atua, no Ensino MA�dio Integrado, com os cursos de AutomaA�A?o Industrial e SeguranA�a do Trabalho.

As propostas versavam sobre assuntos diversos. A tragA�dia ambiental ocorrida em Mariana (MG) virou tema de um dos trabalhos. Assim como a questA?o do Haiti, tratada pelos estudantes de SeguranA�a do Trabalho com um aparelho simulador de terremoto, construA�do com auxA�lio dos acadA?micos de Engenharia MecA?nica do prA?prio campus.

JA? abordado em anos anteriores, o incA?ndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), foi destacado, levando-se em consideraA�A?o aspectos relativos A� legislaA�A?o de seguranA�a, principalmente em locais de entretenimento. A equipe do projeto foi atrA?s de moradores vizinhos ao local da tragA�dia, verificando o impacto que cada um teve com a ocorrA?ncia do incA?ndio.

dsc_0014Do curso de AutomaA�A?o Industrial, os futuros tA�cnicos apresentaram projetos jA? finalizados ou que ainda estA?o em fase de conclusA?o. Alguns exemplos foram uma mA?quina capaz de contar e separar moedas; um estacionamento inteligente que informa aos motoristas as vagas disponA�veis nesses locais; e um cocho automatizado, que disponibiliza, sem a interferA?ncia humana, a alimentaA�A?o adequada para os animais.

Visitantes e encantamento

A qualidade dos trabalhos expostos pode ser verificada por visitantes e, principalmente, pelos avaliadores. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Eduarda de MagalhA?es Dias Frinhani analisou algumas das propostas apresentadas em bancas. a�?Gostei bastante da oportunidade de ter participado da avaliaA�A?o. Considero muito importante essa questA?o do Projeto Integrador, juntando conhecimento de vA?rias disciplinas para que os alunos tenham ideia dos desafios que terA?o quando jA? estiverem formadosa�?, disse. a�?A experiA?ncia A� muito valiosa. Toda a proposta do evento A� muito boa.a�?

dsc_0021A mostra tambA�m serviu para que os estudantes de outros cursos do IFC Luzerna conhecessem um pouco mais sobre o que A� desenvolvido no Ensino MA�dio Integrado. AcadA?mico da segunda fase do curso superior de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o, Danrlei Segsttater foi um dos graduandos que prestigiou os trabalhos. a�?Como A� meu primeiro ano aqui no instituto, esta A� a primeira mostra de Projeto Integrador que estou assistindo. Percebo que os alunos dos cursos tA�cnicos integrados tA?m muita vontade, muita garra de fazer os projetos bem feitosa�?, destacou.

dsc_0035A mesma sensaA�A?o de encantamento tiveram os pais e demais familiares dos estudantes. Simone Balbinot, mA?e da Paola, conta que a filha passou as A?ltimas semanas muito empenhada no projeto. a�?Como moramos em Treze TA�lias, ela ficou aqui no IFC atA� mais tarde sA? pra trabalhar nessa atividade. Mas gostei muito do que vi hoje, o evento como um todo estA? bem organizado. Acho fantA?stica a qualidade do ensino que o instituto estA? proporcionandoa�?, ressaltou.

Daniel Damann, pai da CecA�lia, tambA�m gostou do que viu. a�?Parabenizo o IFC pela qualidade dos cursos que nossos filhos estA?o fazendo. Vejo que os estudantes estA?o progredindo bastantea�?, disse. a�?A� importante tambA�m parabenizar os professores pela exigA?ncia cobrada, afinal, nA?s pais queremos que nossos filhos sejam cidadA?os exemplares para o paA�s. A famA�lia faz a sua parte em casa, e o instituto, aqui.a�?

Clique aqui para conferir o A?lbum de fotos do evento.

how to write essay, clomid online.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.