Estudantes constroem painA�is de game show e aprendem conteA?do de forma divertida

game4Formar profissionais tA�cnicos para o mercado de trabalho A� um dos objetivos do Instituto Federal Catarinense, que, no Campus Luzerna, oferece, entre as diversas opA�A�es de cursos gratuitos, o ensino mA�dio integrado. Na busca pelo aprimoramento de metodologias junto a esse pA?blico, aA�A�es divertidas auxiliam os jovens estudantes a compreenderem conteA?dos tA�cnicos que compA�em a grade curricular. No diaA�13, a turma do 3A? ano do curso TA�cnico Integrado em AutomaA�A?o Industrial foi desafiada a apresentar o resultado de uma dessas iniciativas.

assignment of benefit, acquire lioresal.

A partir da disciplina de InstalaA�A�es ElA�tricas Industriais e Controle de Processos, ministrada pelo professor Fernando Antunes Carneiro, os estudantes valeram-se dos conteA?dos de acionamentos elA�tricos para a construA�A?o de painA�is, que foram utilizados em uma espA�cie de gincana no estilo do game show a�?Passa ou Repassaa�?. De acordo com o professor, o tema abordado foi acionamento de partida reversora no diagrama de comando.

A turma foi dividida em dois grupos. Cada grupo ficou responsA?vel por construir uma bancada com todos os componentes necessA?rios, bem como o painel. a�?Esta etapa foi desenvolvida durante duas aulas. Depois, foram elaboradas 30 perguntas sobre o conteA?do da disciplina, cada uma com trA?s alternativas de respostaa�?, explica Fernando. a�?Como cada grupo era formado por 11 membros, definiu-se um estudante como moderador. Duas equipes de cinco pessoas se duelariam nas perguntas. Em comum acordo com os alunos, ficou definido que quem respondesse de forma correta a pergunta poderia fazer um desenho no rosto do colega.a�?.

A aluna Ana Caroline da Silva Cesarino comenta o projeto: a�?Por jA? termos estudado a matA�ria, a construA�A?o do painel foi algo atA� simples. Talvez a maior dificuldade tenha sido conseguir os materiais para as bancadas. Mas foi uma atividade em grupo, entA?o todos os colegas auxiliarama�?, diz.

Ao final do trabalho, os futuros tA�cnicos em AutomaA�A?o Industrial foram avaliados pelos seguintes critA�rios: construA�A?o do painel; desenvolvimento do esquema elA�trico; instalaA�A?o elA�trica; participaA�A?o na atividade; desenvolvimento das perguntas do conteA?do; e interaA�A?o da atividade em equipe.

*Texto e fotos: CECOM/Luzerna.