Estudantes de Camboriú recebem convite para apresentar trabalho em Los Angeles

estudantes-camboriu-trabalho-losangelesA Beatriz Faga e o Daniel Caldas de Oliveira, estudantes do curso técnico em Controle ambiental, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, têm motivos para entrar em 2017 com o pique renovado para os estudos. É que os dois, junto aos orientadores Joeci Ricardo Godoi e Leonardo Hoinaski, embarcam em maio para Los Angeles, nos Estados Unidos, para apresentar o trabalho “Avaliação da qualidade do ar da cidade de Camboriú quanto à concentração de  material particulado inalável”.

O grupo ficou entre os nove trabalhos selecionados na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec) para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (ISEF), em Los Angeles. Com a surpresa do convite, Beatriz e Daniel aguardam ansiosamente pela viagem. “Ficamos muito felizes com a seleção. Vai ser uma experiência acadêmica e pessoal muito boa”, disseram. Orgulhoso, o professor Leonardo Hoinaski ressalta a oportunidade como uma fonte de motivação para os alunos estudarem cada vez mais.

Para a realizar o trabalho, os estudantes analisaram, durante quatro meses, a coleta de material particulado inalável na cidade de Camboriú. De acordo com Beatriz, o material particulado é um dos principais poluentes atmosféricos e é extremamente prejudicial à saúde. “Com o estudo, conseguimos descobrir que, de forma geral, a maioria das concentrações encontradas não ultrapassam o limite de qualidade do ar, recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a curto prazo. Para o evento em Los Angeles, o grupo pretende ampliar o estudo e vai realizar as coletas até janeiro de 2017.

*Texto e imagem: Cecom/Camboriú.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 20 de dezembro de 2016, às 18:03 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).