Estudantes de Luzerna palestram para alunos do 7º ano

alunos-luzerna2Os estudantes do Ensino Médio Integrado – Técnico em Automação Industrial – IFC Câmpus Luzerna, estiveram no dia 17 de julho, na Escola Municipal Viver e Conhecer de Capinzal palestrando para estudantes do sétimo ano.Os alunos Lucas Ernzen, Hiago Bahú e Eduardo Dalposso, orientados pelo professor Ricardo Antonello, falaram sobre o tema: Robótica e Automação Industrial. Além disso, os alunos do IFC fizeram demonstrações práticas de processos industrial e automatização com robôs.

Os estudantes fazem parte de um projeto de iniciação científica orientados pelos professores Rafael Garlet de Oliveira e Ricardo Antonello. O projeto utiliza o kit de robótica Lego MindStorm para desenvolver nos alunos as habilidades de montagem e programação de robôs. O projeto visa disseminar esse conhecimento nas escolas do ensino fundamental da região. Foi exatamente o que ocorreu em Capinzal, momento em que os alunos do sétimo ano puderam visualizar como a matemática e a física são aplicadas na prática para coordenar robôs na execução de diversas tarefas como seguir caminhos desenhados no chão, transportar caixas, lançar objetos, desviar de obstáculos ou até mesmo montar um “cubo mágico”.

Diante da apresentação a direção da escola convidou os alunos do IFC para apresentarem o projeto também na Feira de Ciências do colégio, que ocorrerá em agosto, em Capinzal.

alunos-luzerna3 alunos-luzerna1

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 6 de agosto de 2014, às 20:43 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).