Estudantes de mestrado recebem treinamento de uso do Portal de Periódicos da Capes

No dia 18 de agosto de 2017, o Sistema de Bibliotecas (SIBI) do IFC realizou um treinamento ministrado para as novas turmas do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Produção e Sanidade Animal, concomitantemente nos campi Araquari e Concórdia.

O Sistema de Bibliotecas (SIBI) do IFC oferece regularmente treinamento sobre o uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é divulgar, dentre os serviços ofertados, o uso do Portal para a comunidade acadêmica, visando elevar a quantidade de acessos e de sua utilização. Foram mostradas as formas de pesquisa, a possibilidade de acesso remoto via Rede CAFe, as datas de treinamento ofertadas pelo próprio sistema, além da pesquisa básica no sistema.

Além disso, os estudantes tiveram acesso a conhecimento sobre as normas de uso das bibliotecas e as funcionalidades do Sistema Pergamum, tais como a reserva e a renovação online, e a possibilidade de empréstimo entre as bibliotecas do Sistema. Outra orientação foi em relação a uso de Mendeley e EndNote, que são ferramentas de uso pessoal para gestão da pesquisa.

Para quem deseja aprender mais, é possível entrar em contato com a biblioteca do seu campus para agendar o treinamento ou buscar informações no portal www.periodicos.capes.gov.br/.

Diante dos trabalhos realizados pelo SIBI/IFC, o IFC ocupa o 13oº lugar em uma pesquisa recente realizada pelo Grupo de Trabalho Portal de periódicos, da Comissão Brasileira de Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CBBI), que coletou dados de acessos considerando pesquisas feitas via link IP e rede CAFe de usuários cadastrados pelas instituições.

*Texto: Cecom/Reitoria, com informações de Nauria Fontana.

**Imagem: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 23 de agosto de 2017, às 11:51 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).