Estudantes de Rio do Sul realizam visita técnica

No dia 28 de junho de 2017, 33 acadêmicos da primeira fase do curso de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, realizaram uma visita técnica ao Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Florianópolis, e ao Centro Cultural da cidade de São José. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Amauri Carboni Bitencourt, Solange Aparecida de Oliveira Hoeller e Nakita Ani Guckert Marquez.

O colégio Nossa Senhora de Fátima é alicerçado numa educação salvatoriana, cuja proposta Educativa “propõe um processo de educação reflexivo e comprometido, tendo como principal aspecto a transmissão de valores e o desenvolvimento do potencial intelectual e afetivo da pessoa”. Também desenvolvem uma teoria da aprendizagem aplicada, qual seja, a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) e a Metodologia da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM, de autoria do pedagogo e psicólogo Reuven Feuerstein). A equipe pedagógica do Colégio expôs a proposta educativa, bem como as teorias de Reuven Feuerstein de forma a entender e conhecer essa nova abordagem educativa em que trabalham.

Após essa explanação, os acadêmicos e docentes do IFC – Campus Rio do Sul puderam observar na prática como se dava esse processo de ensino e aprendizagem visitando as dependências do Colégio, especialmente nos espaços de educação infantil e anos inicias. A estrutura do colégio, bem como a atenção aos alunos, mereceu destaque pelos acadêmicos do IFC. Outro lugar visitado foi o Centro Cultural de São José. Quem acompanhou a visita ao Museu e a outros espaços culturais foi o historiador Nelson Felix dos Santos, que de maneira simples e atenciosa, explicou os detalhes dos lugares visitados. Com o projeto “Conhecer São José”, os acadêmicos e docentes puderam conhecer a cultura e história do município, tais como: Museu Histórico, Beco do Carioca, Câmara Municipal, além da bela Beira-Mar.

Foi uma viagem de estudos cujo aprendizado se estende para além da sala de aula, contribuindo na formação pedagógica e cultural dos alunos e professores. Ótimas recepções e atendimentos em ambos os locais!

*Texto e imagens: Divulgação/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 26 de julho de 2017, às 14:47 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).