Estudantes do Campus Concórdia realizam viagem técnica ao CEPAF em Chapecó

visitatecnica_epagriEstudantes do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária realizaram uma viagem técnica ao CEPAF – Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri – (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) em Chapecó – SC. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre novas tecnologias de cultivo da erva-mate e oliveira, já que o Centro é referência nacional nessas culturas.

Na parte da manhã os estudantes foram recepcionados pelo pesquisador Leandro do Prado Wildner, que fez uma apresentação da atuação da Epagri no estado de Santa Catarina. Em seguida, o pesquisador Dr. Paulo Alfonso Floss abordou as novas tecnologias sustentáveis para o cultivo da erva-mate. Foi realizada também uma aula prática de poda de condução e de colheita da planta.

À tarde, o tema foi o cultivo da oliveira, com o pesquisador Dr. Eduardo Cesar Brugnara. Ele fez uma abordagem da situação da produção de azeite no mundo e no Brasil, destacando a importância de Santa Catarina ter todas as condições de produção de azeite e azeitona. Falou também sobre as cultivares mais promissoras para a nossa região. Os estudantes foram conduzidos a uma área de cultivo da oliveira, para observar a demonstração dos cuidados de transplantio das mudas, condução, podas e tratos culturais. Os professores que acompanharam os estudantes na atividade foram Juares Ogliari e Otavio Bagiotto Rossato, e o técnico em agropecuária Marcos Kramer.

Texto: Cecom/Concórdia.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 1 de junho de 2016, às 15:00 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).