Estudantes do Campus Fraiburgo criam projeto de conscientização contra a homofobia

Alunos do primeiro ano do Curso Técnico e Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Fraiburgo desenvolveram um projeto de conscientização quanto aos prejuízos trazidos pelos comportamentos homofóbicos. A iniciativa resultou na criação de materiais informativos, tendo como público-alvo principal as escolas das cidade: um flyer e um documentário em vídeo.

O projeto surgiu na disciplina de Multimídia. “Propus aos estudantes que escolhessem um problema da sociedade que os incomodava e para o qual gostariam de propor uma solução. O grupo escolheu o problema da homofobia”, conta o professor da matéria, Marlon Domenech. “O objetivo do trabalho é conscientizar as pessoas sobre os males de uma conduta homofóbica. Para tanto, os alunos buscaram informações na comunidade interna e externa sobre o assunto, bem como em fontes bibliográficas, vídeos e documentários.”.

Com base nas informações coletadas, os estudantes traçaram o conjunto de ações a serem desenvolvidas: a criação do flyer com as ideias do projeto; a distribuição desse material nas escolas públicas de ensino fundamental de Fraiburgo; e a produção do documentário – para o qual o folheto direciona por meio de QRCOde. Mil exemplares do material gráfico foram entregues para 12 turmas das escolas da cidade e também para estudantes do campus; no ato da entrega, os autores explicavam o projeto e mostravam como utilizar o QRCode com a câmera do celular. Já o documentário foi exibido na íntegra para oito turmas, chegando até aproximadamente 250 alunos.

“O projeto integrou as atividades de pesquisa (sobre as causas e consequências da problemática e sobre como agir a respeito), de ensino (envolvendo a produção de conteúdo multimídia baseado no que foi trabalhado na disciplina de Multimídia, além do envolvimento interdisciplinar) e de extensão (por meio da disponibilização do material para o público e divulgação em escolas de Fraiburgo)”, ressalta Domenech.

Confira abaixo o documentário desenvolvido pelos estudantes:

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller