Estudantes do Campus Rio do Sul são premiados em Feira Brasileira de Iniciação Científica

Estudantes dos Cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Rio do Sul foram destaque na da IV Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada na cidade de Jaraguá do Sul/SC entre os dias 9 e 13 de setembro. Os trabalhos apresentados pelos alunos do campus receberam diversos prêmios no evento – que contou com mais de 450 trabalhos inscritos por estudantes de 13 estados do país.

Os estudantes Caio Mateus Garlini, Carina Odorizzi e Gisele Kestring, do 3º ano do curso Técnico em Agroecologia, receberam o prêmio “Destaque em Sustentabilidade do Meio Ambiente” pelo trabalho “CYPERWETLANDS – Eficácia de uma estação de tratamento de efluentes doméstico em áreas rurais utilizando-se plantas da espécie cyperaceaes consorciadas a substratos filtrantes”.

Já Kauana Knappmann e Maria Cecília Holler, do 2º ano do curso Técnico em Informática, ficaram em 3º lugar na categoria “Engenharias e suas aplicações” com o trabalho “SmartGlove – luva para auxílio no ensino de Língua Brasileira de Sinais”. O projeto levou também o Prêmio Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, que é concedido a cientistas talentosas no campo da Física, Matemática, Robótica, Astronomia e Engenharias. As alunas terão ainda seu trabalho publicado na Revista Brasileira de Iniciação Científica  – além de receberem credencial para participar da Infomatrix Latino América, realizada no México em 2020.

O trabalho “Brainywater – Sistema de monitoramento de água e captação de água da chuva”, das estudantes Alessandra Silva dos Santos e Camila Eloísa Nascimento (também do 2º ano do curso de Informática), ganhou o prêmio Melhor Comunicação Oral – além de duas credenciais para participar de feiras internacionais: o Fórum Internacional de Ciência (FICEP) e a Expojovem 2020 – ambas em Porto Rico.

Os projetos premiados contaram com orientação e/ou co-orientação dos professores Eduardo Puhl e Carla Cambruzzi.

O evento – Organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (Ibic), a Febic tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica entre estudantes de todos os níveis, da educação infantil a pós-graduação, e estimular a criatividade, a inovação e o uso de novas tecnologias, além de promover integração e trocas de conhecimentos entres discentes e professores.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller – com informações de Cecom Rio do Sul/Edemir de Oliveira e Claudia Cambruzzi
Foto: Claudia Cambruzzi