Estudantes do Campus São Bento do Sul são premiados na IV Febic

O Campus São Bento do Sul marcou presença na IV Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), que aconteceu em Jaraguá do Sul – SC, na Arena Jaraguá, entre os dias 9 e 15 de setembro. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), a feira tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica entre estudantes de todos os níveis, da educação infantil a pós-graduação, e estimular a criatividade, a inovação e o uso de novas tecnologias, além de promover integração e trocas de conhecimentos entres discentes e professores.

O campus foi representado pelos integrantes do segundo ano do Ensino médio integrado em Automação Industrial: Erick Carvalho Amaral, Rafael Stein e Lucas Henrique Fleischmann, que apresentaram o projeto: DTPOCR – Dispositivo para Transposição de Pequenos Obstáculos para Cadeira de Rodas. E a participação dos meninos recebeu dupla premiação no evento: na Categoria Destaque em Relevância Social e conquistando o 1º lugar na Categoria III: Ensino Médio e/ou Profissionalizante e/ou Pós-Médio – Engenharias e suas aplicações.

O projeto premiado consiste na criação de um objeto que facilita a locomoção de cadeirantes e dá a eles mais independência. O dispositivo – um mecanismo de rodas acopladas a cadeira de rodas – possui uma estrutura externa simples e um circuito interno complexo que alimenta o sistema e possibilita o movimento das rodas e angulação adequada em relação ao obstáculo a ser superado, permitindo a passagem do cadeirante de maneira segura.

Os estudantes optaram por desenvolver o DTPOCR ao analisarem as dificuldades enfrentadas pelos cadeirantes na área urbana, com calçadas muito altas, buracos e degraus de escadas menores, entre outros, que fazem com que seja necessário aos usuários de cadeiras de rodas receber ajuda para transpor as obstruções em seu caminho. No estudo desenvolvido, a automação industrial é utilizada como recurso para auxiliar na locomoção dos cadeirantes, integrando-a ao setor da acessibilidade e visando oferecer aos usuários mais facilidade, segurança e autonomia nos seus deslocamentos.

Além dos alunos que participaram da FEBIC, o projeto é composto pelos alunos Lucas Rafael Clemente, Henrique Eduardo Schoeffel e Leonardo Travasso, todos da turma do segundo ano do técnico integrado em Automação Industrial. A orientação é realizada pelo professor Laércio Lueders, e o projeto foi desenvolvido na disciplina de projeto integrador, da professora Nágila Hinckel.

Texto: Cecom/São Bento do Sul
Imagens: Nágila Hinckel