Estudantes do Campus São Francisco do Sul são destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica 2019

Os estudantes Eric Grochowicz e André Felipe dos Santos Silva, do curso Técnico Integrado em Automação Industrial do Campus São Francisco do Sul, receberam as medalhas de Ouro e Prata nacionais, respectivamente, na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2019. Além de Eric e André, outros alunos do campus também receberam o certificado de Mérito Estadual da competição – ou seja, estão entre os 10% melhores de Santa Catarina. São eles:

• Ana Beatris De Souza (3º Ano)
  • Ben-Hur De Oliveira Couceiro (3º Ano)
  • Crizan Izauro Camilo da Silva (1º Ano)
  • Douglas Killian Klein (2º Ano)
  • Eros Marlon Da Rocha (3º Ano)
  • Gabriel Doin (2º Ano)
  • Giovana Darrós Da Silva (3º Ano)
  • João Luiz De Assis Machado de Jesus (2º Ano)
  • Thairan Thomazelli Mendes (2º Ano)

Com parte de sua premiação, os medalhistas vão participar de um minicurso de Robótica que visa introduzir o estudante que realizou a prova teórica no mundo da robótica móvel inteligente – ensinando-o a projetar, programar e competir com robôs.  O curso será durante a etapa nacional da modalidade prática da Olimpíada, realizada de 22 a 26 de outubro em Rio Grande-RS.

Destaque na estreia – Esta é a primeira vez que estudantes do campus participam da competição. Os alunos foram inscritos na OBR pelo professor Vitor Mateus Moraes e contaram com acompanhamento da coordenadora do Curso Técnico Integrado em Automação Industrial, professora Kamila Mariana Devegili e do professor Rômulo Schweitzer.

A Olimpíada Brasileira de Robótica – uma das maiores olimpíadas científicas brasileiras – tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Este ano, só a modalidade teórica com a participação de mais 181 mil estudantes de instituições públicas e privadas do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o país

A proposta das provas é apresentar problemas na temática de robótica que possam ser solucionados a partir de ferramentas e conceitos compreendidos no currículo escolar básico. Além disso, pelo caráter multidisciplinar da robótica, as provas podem abordar conteúdos transversais, como ciências, física, matemática, geografia, história e linguagens. O Manual de Estudos é elaborado a partir dos documentos da Base Nacional Comum Curricular e das Matrizes de Referência estabelecidas pelo Ministério da Educação.

A OBR conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Texto:  Cecom/São Francisco do Sul
Imagens: Divulgação/OBR e Cecom/São Francisco do Sul