Estudantes do IFC Rio do Sul conquistam três prêmios na Febrace

De 18 a 22 de março, a 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace – reuniu 332 projetos de Ciências e Engenharia, desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País, na Cidade Universitária da USP, na capital paulista.

Entre essas centenas de jovens, Daiane Carl e Daniele Borba Voigt, estudantes do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio no IFC Rio do Sul, destacaram-se e conquistaram três prêmios com o trabalho “Quadro Vivo automatizado, cultivo em espaços reduzidos”, orientado pelos professores Denise Fernandes e Eduardo Bidese Puhl.

Após a maratona de apresentações, além do 4⁰ lugar geral na área de Ciências Exatas e da Terra, oferecido pela organização da Febrace, as estudantes foram premiadas no “Intel Excellence in Computer Science Award”, com 200 dólares oferecidos pela Intel para ser investido no projeto. Ainda todos os integrantes da equipe receberam kit de desenvolvimento em IoT (Internet of Things), no “Prêmio Internet das Coisas”, concedido pela Samsung.

“Os resultados da Febrace foram extremamente construtivos para a continuidade do nosso trabalho. O feedback recebido dos avaliadores é fundamental para o crescimento da pesquisa. A imersão em um ambiente de desenvolvimento científico é muito inspirador para nós. Sem dúvida, foi uma experiência que nos motivou imensuravelmente a continuar e persistir em nossa ideia, tanto pelo reconhecimento de nosso esforço até agora quanto pelo encorajamento a levar o Quadro Vivo à frente”, destaca Voigt.

Para Carl, o diferencial em participar de uma feira nacional foi conhecer pessoas de vivências muito diferentes e também com ideias e projetos inovadores que as inspiram a irem mais longe. “O ambiente diferenciado deu-nos novas perspectivas sobre o nosso projeto como o potencial, o público-alvo, os rumos que estamos tomando e as decisões que fizemos ao longo do tempo. Foi uma experiência transformadora que indicamos a todos os alunos do IFC, pois pode realmente mudar suas vidas. É uma sensação intensa que difere muito de participar de feiras locais”, define a estudante.

“O trabalho ‘Quadro Vivo automatizado, cultivo em espaços reduzidos’ é resultado da atividade de iniciação científica com integração de duas áreas do campus de Rio do Sul: Biotecnologia Vegetal e Engenharia Mecatrônica. Foi um dos representantes estaduais e, em especial, representou muito bem o Campus Rio do Sul na Febrace”, explica Fernandes.

De acordo com o professor, os resultados do trabalho, que tem como ponto forte a multidisciplinariedade, são consequência da dedicação de toda equipe, especialmente das alunas. “Comentei com elas que estes resultados de expressão nacional e internacional, conquistados por elas aos 17 e 16 anos, são dignos de real orgulho. Sinto-me realizado pela conquista delas. Acredito que motivará outros alunos a trabalharem com dedicação e, com certeza, motiva-me a prosseguir com novas orientações”, ressalta Puhl.

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Para saber mais, acesse a página oficial da Feira.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Foto: arquivo pessoal