Estudantes do IFC Rio do Sul constroem jardim sensorial no campus

Jardim Sensorial é um espaço não convencional de aprendizagem que se dá por meio da integração de terapias alternativas, com objetivo estimular os sentidos: visão, tato, olfato, audição e gustação.

A partir deste mês, o IFC Rio do Sul passa a contar com seu próprio jardim sensorial, desenvolvido por estudantes da Turma 1C do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, na disciplina de Floricultura, Jardinagem e Paisagismo, sob coordenação da professora Alexandra Goede de Souza.

De acordo com a professora, a proposta do espaço é auxiliar no desenvolvimento das crianças, de forma lúdica e interativa, utilizando diferentes texturas, cheiros e cores das plantas e materiais como ferramentas no desenvolvimento do tato, da audição, do olfato e da visão.

Neste primeiro momento, receberemos os estudantes do próprio Instituto e as crianças atendidas pela Apae de Rio do Sul, participantes dos projetos Equoterapia e Zooterapia. No entanto, o objetivo é ampliar o acolhimento, especialmente para crianças com necessidades específicas, e torná-lo multidisciplinar”, apresenta Souza.

Inauguração do jardim, no dia 14 de agosto, teve a participação das crianças atendidas pela Apae. Na ocasião, elas tiveram a oportunidade de utilizar o piso podotátil com diferentes texturas, observar e tocar as plantas de cores, texturas e cheiros variados. Também participaram da “Zooterapia”, em um local destinado à atividade, na qual estimularam seus sentidos ao segurar, tocar e brincar com os coelhinhos.

Ainda são necessários ajustes no jardim sensorial, mas em breve será possível contemplar inclusive demais membros da comunidade, com um projeto integrador, levando o IF a atender, uma de suas funções, que é a inclusão social”, esclarece a professora.

Texto: Cecom/Reitoria/ Rosiane Magalhães
Fotos: Alexandra G. de Souza, Vera Paniz e Silvana Quinteiro