Estudantes do IFC sA?o premiados na OBMEP

obmepblumenau1
Estudantes do Campus Blumenau.

Com foco no estA�mulo ao estudo da matemA?tica e na revelaA�A?o de talentos nesta A?rea, a OlimpA�ada Brasileira de MatemA?tica das Escolas PA?blicas (OBMEP) levou A� 11A? ediA�A?o, ocorrida em 2015, 17.972.333 estudantes a a�?respirarema�? matemA?tica. Ao todo foram 47.580 escolas de 5.538 cidades, abrangendo 99,48% dos municA�pios brasileiros.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) foi uma das escolas a se inscrever na OBMEP, conquistando cinco medalhas:

• 01 Ouro: HELOA?SA GABRIELA PATERNO, estudante do Campus Rio do Sul;

• 02 Pratas: THIAGO WEISS, estudante do Campus Blumenau e HIAGO VINICIUS PIOVESAN BAHU, estudante do Campus Luzerna;

• 02 Bronzes: GABRIEL SICHELERO e ALICE SOLIDONIO COSTA, estudantes do Campus CamboriA?.

obmepluzerna3
Estudantes do Campus Luzerna. Da esquerda para a direita: Ciro, Hiago e CecA�lia.

Essa A� a segunda vez que Hiago recebe uma premiaA�A?o da OBMEP. Na competiA�A?o de 2014, conseguiu uma Medalha de Bronze. a�?A� uma das matA�rias de que mais gostoa�?, diz o aluno de poucas palavras, mas que jA? vislumbra uma graduaA�A?o em engenharia como um prA?ximo degrau na vida acadA?mica. TambA�m do IFC Luzerna, dois estudantes do 2A? ano do TA�cnico Integrado ganharam MenA�A?o Honrosa na OBMEP 2015: Ciro Nagel de Marco e CecA�lia Paulina Johann Dammann.

No Campus Blumenau, alA�m da premiaA�A?o de Thiago Weiss, os alunos Eduardo Klein Fabeni, Giulio Giovanella, Guilherme de Liz do Nascimento, Israel Raizer Cruvinel e NatA?lia Stasaitis receberam menA�A?o honrosa. Thiago A� veterano na Obmep. Em 2010 e 2014, ele tambA�m foi medalha de prata, e, em 2013, foi tricampeA?o (ouro em 2011, 2012 e 2013).

Para a professora de MatemA?tica do Campus Luzerna, Katielle de Moraes Bilhan, a importA?ncia da olimpA�ada vai alA�m. a�?Ela incentiva nA?o sA? o gosto por esta disciplina, mas pelo estudo de forma geral. Essas premiaA�A�es mostram a dedicaA�A?o dos nossos estudantes. O Hiago, por exemplo, A� muito responsA?vel e participa de diversas outras atividades que a instituiA�A?o oferecea�?, comenta a professora.

Na tabela de premiaA�A?o geral por estados, o grande destaque da OBMEP 2015 foi Santa Catarina, que teve 38 medalhistas de ouro (contra 22 no ano passado), ficando atrA?s somente de Minas Gerais (151), SA?o Paulo (68), Rio de Janeiro (50) e Rio Grande do Sul (45). Ao todo, foram 38 medalhas de Ouro, 94 de Prata, 253 de Bronze e 2.378 MenA�A�es H teaching writing, buy zithromax. onrosas.

A cerimA?nia de premiaA�A?o para os medalhistas de Ouro estA? prevista para acontecer em maio deste ano no Rio de Janeiro. JA? as premiaA�A�es dos medalhistas de Prata e Bronze A� realizada pela Regional Estadual e ainda nA?o tem data definida para ocorrer.

MAIS

A OBMEP A� uma realizaA�A?o do Instituto Nacional de MatemA?tica Pura e Aplicada (IMPA), promovida com recursos do MinistA�rio da CiA?ncia e Tecnologia e InovaA�A?o (MCTI) e do MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de MatemA?tica (SBM). A primeira etapa da olimpA�ada ocorreu em 2 de junho. Na ocasiA?o, os candidatos fizeram uma prova com 20 questA�es de mA?ltipla escolha. JA? a segunda fase ocorreu em 12 de setembro, com um exame composto por seis questA�es discursivas.

As inscriA�A�es para a Obmep 2016 iniciam em 22 de fevereiro.

Mais sobre a OBMEP em http://www.obmep.org.br

*Texto: CECOM/Reitoria. Com informaA�A�es das CECOMs de Blumenau e Luzerna.

**Fotos: CECOMs Blumenau e Luzerna.